Homem é flagrado andando sem calças na Avenida Amazonas

Um vídeo que mostra um homem circulando sem calças pela Avenida Amazonas, no Centro de Mandaguari, ganhou os grupos locais em redes sociais nesta quarta-feira (6).

A filmagem foi compartilhada em muitos espaços com comentários satirizando a situação, que, apesar de inusitada, é mais triste do que cômica.

A reportagem apurou que o indivíduo que aparece no vídeo é um morador que se encontra em situação de rua, e tem histórico de transtorno mental e surtos psicóticos.

Caps

Procurada, a coordenadora do Centro de Atenção Psicossocial de Mandaguari (Caps), Cristiane Marcato Lopes Silva, informou que o órgão não divulga informações sobre pacientes que são ou foram atendidos na unidade, e classificou como “falta de humanidade” o ato de compartilhar o vídeo expondo o morador.

“Em casos como esse, se for constatado que o paciente está em surto psicótico, o procedimento correto é ligar para o Samu [Serviço de Atendimento Móvel de Urgência], pois se trata de uma situação de emergência”, explica.

Cristiane detalha que, em casos do gênero, o médico regulador do Samu envia uma unidade para recolhimento do paciente. “Outra opção é acionar a Polícia Militar, caso o Samu não possa atender a situação, ou até mesmo entrar em contato com o Caps”, complementa.

Quando o paciente é recolhido, acaba sendo encaminhado ao Pronto Atendimento Municipal (PAM), para que tenha seu quadro analisado e seja, caso necessário, levado a uma unidade de internação psiquiátrica.

Telefones úteis

O telefone do Caps de Mandaguari é (44) 3233-9405. O horário de atendimento do órgão é das 7h30 às 17h. O número do Samu é 192, e o da Polícia Militar é 190.