Haitiana deixada em Mandaguari está desaparecida

Uma haitiana, que foi deixada em Mandaguari, está desaparecida desde a última sexta-feira (16). Autoridades municipais e órgãos de representação estão em busca da mulher.

Dieuna Matin tem 46 anos, é haitiana, não fala português e está sozinha no Brasil. Na sexta-feira (16) ela foi deixada em um ponto de ônibus na cidade de Mandaguari.

A Comunidade dos Haitianos de Marialva (CHM), acusam a prefeitura de Marialva de ter abandonado a haitiana na cidade de Mandaguari por uma funcioinária do Creas (Centro de Referência Especializado de Assistência Social).

De acordo com Altiene Ferreira Guimarães, presidente da CHM, ela chegou a passar por Sarandi, Mandaguari e Marialva. “Dieuna já passou por diversas situações de violência em nossa região. Foi encontrada na Estrada da Fruteira em Marialva no dia 19 de novembro de 2023 em situação de surto psicótico e foi acolhida. Dieuna tentou duas vezes retornar para o Haiti, pegou o avião e em São Paulo não pode seguir viagem por questões burocráticas. Voltou para nossa cidade e desde o dia que foi abandonada em Mandaguari não temos notícias sobre o seu paradeiro.” afirma.

A prefeitura emitiu uma nota divulgda pela Rede Massa – SBT. “O município fez tudo que estava ao seu alcance, inclusie com atendimento interprete, pedido de visto humanitário, além da documentação da mulher. Já foi comprado passagem para retorná-la ao seu país de origem, onde tem seus familiares, porém ela teve problemas com documentação.”

Por se tratar de um caso de desaparecimento, um boletim de ocorrências foi confeccionado pelos órgãos representantes da mulher desaparecida. A Polícia Civil de Marialva também investiga o caso de suposto abandono.

Qualquer informação que possa levar ao encontro de Dieuna, entrar em contato pelo (44) 9 9751-6314 ou também com a Polícia Militar através do 190.