Geada: produtores ainda calculam prejuízos

A manhã de sábado (6) foi a mais fria dos últimos seis anos em Mandaguari, com termômetros registrando 0ºC. E a baixa na temperatura veio acompanhada de um fenômeno nada agradável para os produtores rurais, a geada.

Até o momento sabe-se que principalmente áreas de altitude baixa foram afetadas, porém tanto produtores quanto a Secretaria de Agricultura e Abastecimento, bem como o Institucional do Instituto Paranaense de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater) ainda calculam a extensão dos prejuízos.

Semana será de frio, mas sem geada

Segundo o instituto climatológico Climatempo, a semana segue com tempo frio em Mandaguari, mas não há risco de geadas para os próximos dias, que devem ser ensolarados e sem nuvens no céu.

A temperatura varia entre 7ºC e 23ºC até quinta-feira (11), e a partir de sexta-feira (12) a máxima pode chegar aos 25ºC.

Proteção de plantas

Em contato com a reportagem, o agricultor Fernando Lopes, proprietário da cafeeira Boa Esperança, relatou que protegeu aproximadamente 200 mil mudas de café com uma técnica simples, que consiste em cobrir as plantas pequenas com terra, para que não sejam queimadas pela geada.

De acordo com ele, todas as mudas que passaram pelo procedimento foram salvas. Confira a seguir o vídeo que mostra como funciona a ação.

Serviço Alerta Geada

Está em ação desde maio e segue até o fim do inverno, em 23 de setembro, o Alerta Geada. O serviço emite previsões de geada por categorias de intensidade – fraca, moderada ou forte – com antecedência de 72, 48 e 24 horas para todas as regiões do Paraná. Textos e mapas temáticos são atualizados diariamente na página do Simepar.

Em caso de geada prevista com impacto para a agricultura, o Instituto Agronômico do Paraná (Iapar) lança um boletim sugerindo medidas a serem tomadas pelos agricultores para evitar ou minimizar danos às lavouras de culturas sensíveis a baixas temperaturas. Também são beneficiados os setores de turismo, construção civil e comércio.

As mensagens são disseminadas por celular e e-mail para usuários cadastrados, bem como nas redes sociais e veículos de comunicação. A novidade deste ano é o aplicativo Iapar Clima. Interessados em receber os avisos devem cadastrar-se na página do Iapar (www.iapar.br) no tópico Agrometeorologia – Alerta Geada.