Galo completa um ano na Praça Bom Pastor

Ave continua entoando seu canto toda manhã

Em agosto de 2020 um novo morador começou a disputar espaço entre os frequentadores da praça da paróquia Bom Pastor. Na época, leitores entraram em contato com o Portal Agora, que esteve no local e fez registros da ave.

Em um primeiro instante ninguém sabia da origem do animal, que chamava atenção pela presença no local e, claro, pelo seu canto todas as manhãs. O galo, da raça índio ainda continua no local, porém, com ajuda de pessoas que frequentam o local e de comerciantes próximos da Praça Bom Pastor, a reportagem apurou a origem da ave.

O galo teria fugido de uma loja de produtos agrícolas que fica nas redondezas, fato que foi confirmado por uma funcionária do estabelecimento. Ela contou que o proprietário da loja comprou dois galos de um morador da Estrada Alegre. Eles foram trazidos até o comércio dentro de um saco de nylon, que estava com a boca toda desfiada. Na hora de tirar as aves para as gaiolas destinadas aos dois, os galos conseguiram fugir.

Ambos entraram numa casa que fica perto da loja, dentro do quintal os dois conseguiram fugir para casa dos vizinhos e sumiram. Um dos fugitivos foi recapturado duas semanas depois em uma das residências que fica na região da loja e foi encaminhado para uma propriedade rural, já o seu parceiro de fuga continua fazendo sucesso na praça.

Na manhã desta terça-feira (17) a reportagem esteve na praça e conversou com alguns frequentadores, que confirmaram que o galo continua recebendo tratamento de pessoas que levam comida e água.

Em um ano, o galo já teve duas companheiras. A primeira galinha foi recolhida após chocar seus ovos. Já a segunda teve um destino trágico, sendo atropelada por um carro que fazia manobra para estacionar no local. Ainda segundo um dos frequentadores da praça, o animal foi enterrado ao pé da árvore que o galo usa como poleiro.

O fato de um galo estar morando numa praça no centro da cidade há mais de um ano, em meio a um trânsito de veículos e de pessoas que passam pelo local, pode de início parecer inusitado, mais isso também nos faz lembrar que Mandaguari é e continua sendo uma boa cidade interiorana.