Faltômetro da Saúde registra mais de mil faltas em março em Mandaguari

1.052 pacientes não compareceram aos atendimentos agendados

A Prefeitura de Mandaguari, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, divulgou os dados do Faltômetro referentes ao mês de março. Ao todo, 1.052 pacientes não compareceram aos atendimentos agendados na rede municipal.

O levantamento aponta que a maior quantidade de faltas ocorreu nas consultas com clínico geral, com 545 ausências. Na sequência aparecem os atendimentos de psicologia (212 faltas) e odontologia (166 faltas). Também foram registradas faltas em nutrição (40), ginecologia/obstetrícia (32), fisioterapia (32), fonoaudiologia (16) e enfermagem (9).

De acordo com a Secretaria de Saúde, o não comparecimento prejudica diretamente a organização dos serviços e aumenta o tempo de espera por atendimentos, já que outras pessoas deixam de ser atendidas naquele horário.

Além disso, quando o paciente falta ao atendimento sem justificativa, é necessário comparecer a unidade de saúde para realizar uma nova marcação. Nesses casos, o paciente retorna ao final da fila de espera.

A orientação é que, caso o paciente não possa comparecer, informe com antecedência a unidade de saúde. Dessa forma, a vaga pode ser disponibilizada para outro cidadão que esteja aguardando.

Os dados apresentados são referentes exclusivamente aos atendimentos realizados pela rede municipal de saúde de Mandaguari, não incluindo serviços terceirizados ou convênios.

Com informações de Comunicação Social e Cerimonial