FAFIMAN fornecerá 75 bolsas integrais e Ensino à Distância.

A Fundação Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Mandaguari (FAFIMAN) anunciou uma importante conquista para a educação do município: a oferta de 75 bolsas de estudo integrais por meio do programa “Semeando para o Futuro”, instituído em Mandaguari pela lei de nº 4227/2025, recentemente aprovada em sessão ordinária da Câmara Municipal.  O programa em questão conta com o apoio do Executivo Municipal.

Cursos e número de vagas

As bolsas contemplam quatro cursos de graduação, com a seguinte distribuição de vagas: Administração (15 vagas); Direito (15 vagas); Enfermagem (15 vagas) e Pedagogia (30 vagas).

Prova, Inscrição e requisitos

Para conseguir a bolsa, o candidato terá que passar por um processo seletivo com questões objetivas e discursivas voltadas para conhecimento gerais, português e matemática, além de uma redação.

A prova acontecerá no dia 3 de abril, uma quinta-feira, a partir das 19h, no campus da faculdade, localizada na rua Rua Renê Taccola, nº 152 no centro de Mandaguari.

Os interessados podem se inscrever até o dia da prova, pelo site da FAFIMAN, onde também estão disponíveis o edital do vestibular e a legislação completa do programa, que detalha as regras para aprovação e os critérios para obtenção da bolsa. Após a aprovação na prova, os candidatos deverão apresentar uma série de documentos para comprovar a elegibilidade, incluindo residência em Mandaguari e o atendimento aos critérios de renda estabelecidos na lei municipal.

Outro ponto mencionado foi a parceria entre o município e a faculdade, que estabelece como um dos critérios para a concessão da bolsa, após aprovação na prova, a realização de estágio supervisionado de 20h na Prefeitura Municipal de Mandaguari ou em órgãos competentes ligados ao município, durante todo o período em que o aluno estiver cursando a faculdade.

O diretor da FAFIMAN, ressaltou a importância de os candidatos conferirem todos os detalhes da regulamentação de inscrição. Tem uma série de regras, entre as quais ser morador de Mandaguari, ter renda até tal limite. Então é bom ver certinho e ter disponibilidade para fazer o estágio no município. A cidade tem os seus setores específicos, então vai abraçar para o trabalho toda essa turma que vai fazer o curso por bolsa na faculdade, completa. 

Início das aulas

Para os candidatos ao curso de Direito, as aulas terão início imediato ainda este ano, após a divulgação do resultado do vestibular e a entrega dos documentos necessários. Já os candidatos aos demais cursos não poderão ingressar neste ano devido à falta de demanda e à não abertura de turmas em 2025, devendo aguardar a formação das turmas previstas para 2026.

Desistência

Conforme estabelece a Lei Ordinária 4227/2025, que traz em casos de desistência ou outras situações previstas no artigo 8º, o estudante deverá restituir ao município 50% do valor investido durante o período de concessão da bolsa.

De acordo com a prefeita Ivonéia, o investimento previsto pela Administração Municipal para este programa pode atingir até 1,2 milhão de reais.

Expansão para o ensino a distância

Outra novidade é a implementação de cursos na modalidade de Ensino a Distância (EAD) na FAFIMAN. O credenciamento junto ao Ministério da Educação (MEC) já foi obtido e cinco cursos já estão em fase de aprovação final pelo Conselho Estadual de Educação, sendo eles: Administração, Ciências Contábeis, Sistemas de Embarcados, Pedagogia e Recursos Humanos. A previsão é que o ensino digital comece no segundo semestre deste ano.

Segundo Ivan, essa é uma grande conquista para a FAFIMAN e para a população de Mandaguari, que agora poderá contar com uma opção mais acessível de ensino superior.

Com essas novidades, a FAFIMAN reforça seu compromisso com a educação e o desenvolvimento da cidade, proporcionando novas oportunidades para quem deseja ingressar no ensino superior em Mandaguari e abre portas para um recomeço de destaque entre as universidades da região.