Escola municipal ganha piso tátil para alunos cegos e com baixa visão

A Escola Municipal Dr. Ary da Cunha Pereira recebeu piso tátil em corredores da unidade de ensino, garantindo maior autonomia e segurança a alunos cegos ou com baixa visão. Ao todo foram instalados 150 m² de piso, entre agosto e este mês. O total do investimento, aproximadamente, é de R$ 15 mil.

A unidade de ensino conta desde 1993 com uma sala de recursos multifuncionais, que oferece atividades no contraturno escolar a deficientes visuais da Educação Infantil, do Ensino Fundamental e da população em geral, sem limite máximo de idade. Atualmente, dez alunos participam das atividades da sala de recursos multifuncionais: um aluno cego e nove com baixa visão, com idade que varia de 3 a 27 anos.

O piso tátil, explica a prefeita Ivonéia Furtado, serve para educar alunos com ou sem problemas de visão. “Todos os alunos vão ter a percepção da necessidade e da importância do outro. Os professores podem trabalhar inclusão com os alunos, para que compreendam e respeitem as necessidades de um aluno com cegueira”, afirma a chefe do Poder Executivo.

CARACTERÍSTICAS – O piso tátil é parte de um conjunto de orientação que possibilita às pessoas de baixa visão ou com deficiência visual se movimentem com segurança e de maneira bem informada. A cor é contrastante em relação ao piso original para ser identificada facilmente pelas pessoas com baixa visão e relevo para ser identificada por pessoas sem visão. As bolinhas, presentes no piso tátil, podem indicar alterações de plano ou direção ou reforçando a necessidade de atenção.

Fonte: Comunicação Social da Prefeitura de Mandaguari