Entrevista: Tenente Caio fala sobre o episódio de imagens de câmeras que circularam em grupos de Mandaguari

Ao Portal Agora, o comandante do pelotão da Polícia Militar de Mandaguari fez um alerta e também sobre a importância das câmeras de segurança e a  forma correta.

Confira a entrevista.

Portal Agora: Tivemos um ocorrido nesta semana, imagens de câmeras de segurança de uma casa mostrando uma pessoa andando pelas ruas e toda uma situação de alerta, mas essa situação não batia com o que de fato estava acontecendo e isso gera um transtorno muito grande tanto para a pessoa exposta nas imagens quanto para quem divulga, e acredito também para a Polícia Militar.

Tenente Caio: Sim, na verdade esse episódio dessas imagens que correram essa semana e o pessoal ficou preocupado porque havia foragidos da cadeia de Jandaia do Sul, no entanto essas pessoas que foram verificadas aqui em Mandaguari não se tratavam dos foragidos, algumas pessoas eram de fora mais estão aqui. A Polícia Militar de imediato encontrou esses indivíduos, mas não são pessoas foragidas da justiça, a população pode ficar tranquila, nós estamos muito atentos com esses foragidos e intensificamos o policiamento. Aquelas pessoas são da região, mas que não tem nada haver com o ocorrido.

Nesses casos, a melhor orientação seria entrar em contato com a corporação antes de vazar as imagens, não é?

Tenente Caio: Sim, de imediato ligue no 190 que é o número da Polícia Militar e na mesma hora iremos mandar uma equipe ao local para verificar o ocorrido. Precisa informar os órgãos para que a gente verifique a situação, nós temos muito interesse em capturar os fugitivos de Jandaia do Sul então qualquer informação acione o 190. Porém é importante destacar a comunidade que nós não temos nenhuma informação de que há fugitivos aqui na cidade.

E sobre a questão das câmeras de segurança, têm sido mais comuns, as pessoas terem uma em casa por questão de segurança e é muito útil desde que seja usado com sabedoria. As imagens precisam chegar às autoridades e não que circule pela cidade de forma irresponsável.

Tenente Caio: Sim, eu falo que o caminho agora é a tecnologia e na segurança pública isso não é diferente. As câmeras de monitoramentos têm um papel fundamental na segurança pública do município, hoje as melhores cidades têm monitoramento e ela também ajuda a prevenir o crime porque o lugar onde têm câmera a pessoa tem que pensar duas vezes antes de fazer algo, por isso a importância delas. Pedimos que quem puder ter essa segurança em sua residência, que seja adepta a ela e também que as pessoas compartilhem com as forças de segurança as imagens para que facilite nosso trabalho. Nós estamos com um projeto do Conselho de Segurança de Mandaguari, o nosso presidente é o Itamar Solopac, com um projeto de monitoramento eletrônico na cidade onde as pessoas que tem uma câmera em sua residência podem compartilhar essa câmera com a polícia. Nós iremos ter acesso a sua câmera e não só nos ajuda, mas também ajuda a todos os moradores, então isso é muito importante e traz segurança para todos.