“Entidades”

Muitas pessoas, inclusive eu, tem bastante resistência a participar de entidades. Alega-se a falta de tempo, o excesso de compromissos profissionais e até mesmo o desejo de não ter compromisso em horários livres, ou até de não dividir o tempo útil de trabalho com outros afazeres. Cada um com sua justificativa.
O argumento da falta de tempo cai por terra ao primeiro manual de gestão do tempo. As 24 horas são as mesmas para todos, desde o gari até o mais gabaritado empresário, logo, tempo cada um arruma o seu, se estiver com vontade.
Desculpas e explicações à parte, a verdade é que é louvável a atitude de quem se disponibiliza a participar de qualquer serviço voluntário, sejam em igrejas, clube de serviço, observatórios, pastorais, conselhos, associações, não importam quais.
Cheguei a essa conclusão ao fazer um breve levantamento do inúmero volume de entidades que atuam na cidade de Mandaguari. Em poucos minutos elenquei ao menos 30, de cabeça.
Percebi na prática o que é isso na semana que passou, em uma festa promovida pela Igreja Nossa Senhora Aparecida, apenas para ficar em um único exemplo. Não contei, mas não havia menos que 100 pessoas organizando o evento, todas sem ganhar, em uma noite fria, quando poderiam estar confortáveis em suas casas ou em outro ambiente.
São lindos gestos que exemplificam a grandeza existente no ser humano. Não importa o motivo que faz com que cada um esteja naquele lugar, ajudando qualquer que seja a entidade. E se não fossem essas pessoas? Vida longa aos voluntários, e que esse exemplo se multiplique.