Emoção marca solenidade de inauguração do CMEI “Rose Meleiro”

Em solenidade de grande emoção foi inaugurada na manhã desta sexta-feira, 22 de fevereiro, o Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) “Rosemary Ruiz Meleiro Sepulveda”, localizado no Jardim das Torres. A solenidade contou com a presença de autoridades e da família da professora homenageada, que faleceu em 2015.

A inauguração seria realizada na semana passada, mas, por motivo de força maior, foi adiada para esta sexta-feira. Estiveram presentes o prefeito Romualdo Batista, os deputados estaduais Arilson Chiorato e Evandro Araújo, vereadores, secretários municipais, diretoras de escolas, representantes de clubes de serviço, da APP/Sindicato e outras entidades.

“Temos muito a agradecer por mais esta obra importante para a educação de Mandaguari, considerada uma das melhores do Paraná segundo o IDEB. Queremos agradecer o deputado estadual Arilson Chiorato, que na assessoria de ex-senadora e agora deputada Gleisi Hoffmann, foi fundamental para a construção desta escola”, frisou o prefeito.

Bastante emocionado, o jovem Murilo Meleiro, falou em nome da família da homenageada. “Nossa mão sempre foi pessoa que sempre pensou mais nas outras pessoas que em si própria e essa bondade, alegria e dedicação total à educação, é o que deixou de legado para todos nós”, disse ele.

“A educação sempre esteve presente em nosso trabalho desde que trabalhamos como professor convidado na Universidade Estadual do Paraná (UEM), por isso o trabalho nessa área será mais intensificado ainda a partir deste ano”, afirmou Chiorato, eleito deputado estadual em 2018.

“Estamos entregando uma obra importante para nossa, especialmente porque vai ser utilizada para cuidar das nossas crianças, mas não podemos esquecer também de agradecer a todos que estiveram envolvidos diretamente ou indiretamente concretização deste sonho” frisou a secretária de Educação, Adenise Batista Rodrigues.

Falando em nome dos vereadores, o presidente da Câmara, Hudson Guimarães, lembrou que o projeto que dá o nome de Rose Meleiro ao CMEI é de autoria do vereador Eron Barbiero e que o Legislativo está sempre à disposição da escola e pronto para fiscalizar e legislar, mas sempre procurando o melhor para todos.

Para a diretora do CMEI, Ana Paula Frigeri Barbosa, o momento foi de muita emoção, felicidade, ao mesmo tempo de muita responsabilidade. Ela também fez questão de agradecer às pessoas que estiveram envolvidas na construção da escola e ao empenho da sua equipe de profissionais. “Estamos assumindo uma grande responsabilidade, mas garanto que e minha equipe vamos nos empenhar para fazer o melhor para as nossas crianças.

A benção foi proferida pelo Padre Rinaldo de Peder Rosa, da Paróquia Bom Pastor.

         O CMEI tem uma área construída de 890 metros quadrados, com capacidade para atender cerca de 150 crianças e vinha sendo muito aguardado pela população dos bairros daquela região. O projeto da nova creche foi viabilizado junto ao Governo Federal, através do FNDE (Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação), no âmbito do ProInfancia, do Ministério da Educação, que visa garantir condições adequadas para assegurar o direito à educação de qualidade e cuidados básicos desde a primeira infância. Os recursos destinam-se à construção e aquisição de equipamentos e mobiliário para creches e pré-escolas. À prefeitura coube oferecer o terreno.

O investimento foi de mais de R$ 1,2 milhões, para uma obra que possui ambientes essenciais para o aprendizado das crianças, como pátio coberto; três salas de creche com solário e fraldário; duas salas de pré-escola, uma sala de múltiplo uso; uma sala para professores; uma sala de administração; pátio com refeitório; cozinha industrial; lavanderia; lactário; playground; e área com jardim. Estes ambientes permitem a realização de atividades pedagógicas, recreativas, esportivas e de alimentação, além das administrativas e de serviço.

Além do Jardim das Torres, a nova creche vai atender os seguintes bairros: Jardim Cristina I, II e III; Jardim Delgado, Jardim Lorena, Jardim Morumbi, Jardim Imperial e Residencial Bem-te-vi.

Homenagem

O nome Rosemary Ruiz Meleiro Sepulveda justifica-se em homenagem a professoram, mãe, esposa e, acima de tudo, uma mulher apaixonada pela educação. Uma profissional que buscava nos seus sonhos idealizados, a prática educacional e um ensino significativo e de qualidade para as crianças.

Nasceu em Mandaguari em 28 de agosto de 1962, filha de Álvaro Meleiro e Dirce Ruiz Meleiro. Iniciou suas atividades na educação em 1980 na Escola Dom Jaime Luiz Coelho, como professora. Na Secretaria Municipal de educação coordenou o setor de Educação Especial e na Escola Municipal Ary da Cunha Pereira, trabalhou como orientadora educacional.

Como orientadora auxiliou diversas família carentes, alunos com dificuldades intelectuais e não mediu esforços para fazer com que a educação no município tivesse um melhor resultado a cada ano.