Eleições 2024

Quem pode apoiar quem

O inimigo…

Faltando exatamente um ano para as campanhas eleitorais ganharem as ruas, a movimentação de bastidores na política de Mandaguari se intensifica. Fosse nas regras anteriores, estaria pegando fogo. Antes, o prazo de filiação partidárias era um ano anterior à eleição, agora são seis meses. Ou seja, até o início de abril tem chão pela frente.

…do meu inimigo…

Algo que é possível ser observado são acordos antes improváveis. Basta uma rápida viagem no tempo para perceber, e aqui vão apenas dois exemplos: o grupo liderado pelo ex-prefeito Ari Stroher, e pelo empresário Marcos Jovino, hoje dialoga mais facilmente com a prefeita Ivonéia Furtado doque com o ex, Romualdo Batista, outrora aliado.

…é meu amigo

Por outro lado, com o ex-prefeito Cileninho, aliado de Ivonéia em mais de uma ocasião, ocorre exatamente o contrário. Caso não lance candidatura, a possibilidade de acordo com Batistão é mais possível do que com a atual prefeita. São as voltas que a política dá, para ficarmos nesses únicos exemplos.

Marialva

O incansável e interminável radialista Márcio Peixoto lançou pré candidatura a prefeito de Marialva. Candidato a deputado estadual em duas ocasiões, Peixoto é representante comercial de uma empresa de colchões.

Fórmula

Não existe ciência exata para se chegar a um novo lugar e emplacar o nome. Há exemplos bem sucedidos, e outros nem tanto. Varia muito de acordo com o vínculo estabelecido, as carências da localidade, e a cultura local, é claro.

Governador

Conversando uma vez com o atual governador do Paraná, Ratinho Júnior, ouvi dele a seguinte frase: tenho mais chances de ganhar o Governo, do que a Prefeitura de Curitiba. Lá eles não aceitam quem vem do interior. Dito e feito. Perdeu para prefeito, ganhou para governador.

Trânsito

Uma série de órgãos e entidades prepara a programação da Semana de Trânsito em Mandaguari. Será entre 18 e 25 de setembro, com intensa programação. Uma reunião dias atrás traçou as diretrizes para a programação.

Orientação

Mais uma vez o foco será em orientação e educação no trânsito. “Estamos bastante empenhados em chamar a atenção para a educação no trânsito”, explicou Wagner Guiraldeli, um dos líderes da campanha.