Educação de Mandaguari adota regime “quase remoto” de aprendizagem

Um dos desafios causados pela pandemia do novo coronavírus (Covid-19) é equilibrar o ano letivo de milhões de alunos em todo o país. No Paraná, a rede estadual adotou aulas online com o uso de aplicativos em celulares e tablets para registrar a presença de alunos, enquanto as redes municipais estão analisando como resolver a questão. 

Em Mandaguari, a partir da próxima terça-feira, dia 5, a secretaria de Educação vai adotar um regime especial “quase remoto”. “O professor vai trabalhar de casa e fazer apenas a hora atividade de forma presencial na escola, organizando atividades junto a supervisora de cada instituição”, explica a chefe da pasta, Adenise Batista. 

Segundo a secretária, os professores vão elaborar atividades e conteúdo de forma semanal. “Tudo vai ser disponibilizado às segundas-feiras. Nessa primeira semana, será na terça por conta do feriado de aniversário de Mandaguari”, comenta. 
Com isso, a cada segunda-feira os pais deverão levar os exercícios resolvidos na semana anterior e buscar os da próxima.

ara alunos que moram na Zona Rural, por exemplo, a secretaria vai entregar as atividades e o conteúdo. “Nosso maior desafio como secretaria é fazer 100% dos alunos receberem as atividades, então para aqueles que moram em locais mais afastados, vamos colocar os próprios motoristas do transporte coletivo para entregar o material”, explica Adenise. 

“Lembrando que agora esse conteúdo é obrigatório. Nas semanas anteriores publicamos materiais pedagógicos de apoio, e a partir da próxima terça as atividades e conteúdo resolvidos vão contar como presença dos alunos e valer nota. Para isso, tomamos o cuidado de, respeitando todas as normas, disponibilizar conteúdos simplificados, e deixar os complexos para o momento de retomada das aulas presenciais”, conclui. 

COMO ACESSAR – Pais e alunos poderão imprimir semanalmente as atividades que vão ser disponibilizadas no site da Prefeitura de Mandaguari, no endereço www.mandaguari.pr.gov.br. Quem não tiver como imprimir as atividades em casa poderá retirá-las nas escolas e creches da rede municipal. Fazer os exercícios passa a ser obrigatório, e o estudante que não realizar as atividades corre risco de perder o ano letivo.

GRUPOS – Além de disponibilizar o material pedagógico, a Educação orienta diretores e professores a criarem grupos de WhatsApp específicos para cada turma. “Os professores poderão interagir com pais e estudantes para tirar dúvidas durante o horário de expediente, ou seja, durante o horário que cada turma receberia aula”, esclarece Adenise. Assim, alunos que estudam pela manhã poderão tirar dúvidas com professores das 7h30 às 11h30, e das 13h às 17h os educadores atenderão os estudantes do período vespertino. 

MERENDA – Outra questão esclarecida por Adenise à reportagem foi sobre a distribuição de merenda escolar às famílias carentes. Segundo a secretária, o município começou a realizar a distribuição há pouco mais de uma semana. “Tanto a merenda seca quanto os itens da agricultura familiar estão sendo entregues às famílias em situação de grave vulnerabilidade”, conclui.

INFORMAÇÕES – Em caso de dúvidas, a Secretaria de Educação disponibiliza o telefone (44) 3233-3252 para contato. 

*Reportagem publicada na 344ª edição do Jornal Agora