Documentário “O Silêncio das Rosas” será exibido em Mandaguari

Dirigido por Eliton Oliveira, o documentário “O Silêncio das Rosas”, que trata sobre violência doméstica e feminicídio, será exibido na Câmara Municipal de Mandaguari nesta terça-feira (26), a partir das 19h.

A sessão, que tem entrada gratuita, é possível após mobilização conjunta da Comunidade Social Cristã Beneficente (CSCB), Conseg Pioneiros, Poder Judiciário, Secretaria de Assistência Social e apoio da turma de Pós-graduação em Promoção à Saúde da Unicesumar.

“Na semana retrasada fui assistir esse documentário na OAB [Ordem dos Advogados do Brasil] em Maringá. Achei muito importante, pois trata de um assunto muito delicado, e conversei com o diretor para trazer o filme para Mandaguari”, conta Tânia Gomes, presidente da CSCB, ao Portal Agora.

A Comunidade desenvolve há anos um trabalho de combate à violência contra a mulher. As ações passaram a ter apoio também do Conseg Pioneiros, que inclusive inaugurou na delegacia local uma sala para atendimento de mulheres vítimas de violência. As autoridades não divulgam números precisos, mas afirmam que os crimes contra mulheres dispararam durante a pandemia.

“Em Mandaguari toda hora vem uma notícia de violência contra a mulher. Nós já tivemos dois feminicídios registrados em um curto espaço de tempo, que foram o da Magó e da Eliane Pedrina. É importante que as pessoas venham assistir o documentário, porque nós precisamos discutir o tema da violência contra a mulher”, ressalta Tânia.

Sobre o documentário

“O Silêncio das Rosas” é um projeto financiado pela Lei Federal de Incentivo à Cultura com fomento do Instituto Cultural Ingá (ICI).

O filme, inteiramente filmado em Maringá, traz 21 entrevistas. Entre os entrevistados, mulheres vítimas de violência – que contam abertamente histórias de dor e sofrimentos -, parentes de vítimas de feminicidio, além de profissionais das áreas jurídica, psicológica, médica, policial, entre outras, que dão embasamento técnico ao assunto.

Os casos de feminicidio de Tatiane Spitzner, de Guarapuava, e de Renata Mugiatti, de Curitiba, são esmiuçados por advogados e familiares. O documentário traz também cenas dramatizadas de situações relatadas pelos entrevistados.

O documentário é uma produção da Script Doctor Productions e foi escrito e dirigido por Eliton Oliveira. A produção é de Carol Morais e Eliton Oliveira. Direção de fotografia, Ricardo Rheingantz

“O feminicídio e a violência contra a mulher precisam ser amplamente discutidos em todas as rodas de conversa e pela mídia. Vivemos uma pandemia de violência contra a mulher”, afirma o diretor Eliton Oliveira.

De acordo com o presidente do ICI, George Coelho, é importante reforçar o debate sobre o tema. “Precisamos trazer também à tona assuntos delicados que possam promover mudança de mentalidade e gerar criticidade”, diz.

Serviço – Exibição do documentário “O Silêncio das Rosas” em Mandaguari

Entrada gratuita

Quando: 26 de julho, às 19h.

Onde: Câmara Municipal de Mandaguari – Rua Manoel Antunes Pereira, na Praça dos Três Poderes, Centro.