Dia dos Pais

Dia dos Pais, um domingo especial. Além dos presentes que nem todos ganham, sejam sapatos ou gravatas, tênis ou bermudas ou além da comemoração e também nem todos tem este prazer de um almoço animado, aquela garrafa de vinho ou a cervejinha gelada.

É preciso refletir, corajosamente – principalmente quem de nós está buscando entendimento mais profundo dos mistérios, não precisamos ir muito longe para perceber, notar que nem tudo é um mar de rosas, pura alegria e contentamento.

Como pais, o legado que deixamos é a educação, com todos os nossos erros e acertos, mas é o legado que fica, e de amor que nem sempre é compartilhado pelos filhos.

Como filhos, eu em particular, ter perdido meu pai há poucos meses, a lembrança de tudo o que ele fez por mim, coisas do dia a dia que só vamos perceber e valorizar mais quando perdemos. Por exemplo, meu pai é quem me acordava de manhã, fazia meu café e meu ovo quente (quando a situação melhorou um pouco e podia ter isso).

Como pais, aprendi que união é força e que a união faz a força. Aprendi que quando estamos divididos somos derrotados e quando estamos juntos avançamos.

Minha força foi a força do meu pai e é a minha força diante dos meus filhos. E a força deles é a minha força e a minha alegria.

Como homenagem ao dia dos pais, quero compartilhar com vocês que ninguém é feliz sozinho. Precisamos dos outros para sermos nós mesmos. Ainda mais quando os outros são os nossos pais e os nossos filhos.

O que afeta eles, também me afeta. O que me afeta, tenho certeza que também os afeta. Só podemos ser tudo aquilo que somos se fizermos tudo para que eles se orgulhem de nós como filhos. Queria meu pai agora comigo.

O dia dos Pais no Brasil, é comemorado neste segundo domingo de agosto, mas já foi comemorada fixamente no dia 16 desse mesmo mês. Nos Estados Unidos e em várias outras nações, a data é comemorada no terceiro domingo de junho. Em Portugal, terra do meu querido sogro já falecido há quase 10 anos e Espanha, origem do meu querido pai, a data é comemorada em 19 de março e na Rússia, no dia 23 de fevereiro. Mas se você quer saber, dia dos pais deveria ser todo dia.

Pai é aquele que tira da boca para dar ao seu filho. Pai é aquele que fica devendo para seu filho ter conforto. Pai é aquele que abdica do seu conforto para ver o seu filho bem e é aquele que estremece por dentro quando seu filho está doente, tenha ele 9 ou 90 anos. Parabéns a todos os pais do mundo. Que Deus abençoe cada um em sua missão, num mundo cada vez mais complicado nas relações humanas.

É isso aí, o pai é o representante divino na Terra daquele que é o dono da vida e do mundo. Um especial abraço a todos os pais de Mandaguari e do mundo.