Depen transfere presos condenados por crimes sexuais para Mandaguari
O Departamento Penitenciário do Paraná (Depen) transferiu nesta quinta-feira (25) 65 presos condenados por crimes sexuais para a Cadeia Pública de Mandaguari. Com isso, 88 detentos acusados ou condenados por outros tipos de crimes (roubo, tráfico e homicídio, por exemplo) foram levados da carceragem local para unidades prisionais da região.
Ao Portal Agora, o coordenador regional do Depen, Luciano Brito, explicou que a medida foi tomada por questões de segurança. “Estamos buscando a transferência de presos que representavam perigo para a comunidade de Mandaguari. Eles estão sendo levados para Maringá”, detalha.
À reportagem, Brito explicou que a mudança ocorreria futuramente e ainda estava na fase de planejamento, mas foi antecipada por conta do motim de presos que ocorreu no dia 13 de julho. “Os condenados por crimes sexuais não tem ligação alguma com facções criminosas, então a possibilidade de uma rebelião é reduzida”.
Ainda de acordo com ele, nos próximos meses a unidade prisional de Mandaguari passará por um processo de adaptação e adequação. Mesmo tendo sido desmembrada da delegacia, a carceragem ainda era operada pelo Depen em parceria com a Polícia Civil, e em breve ficará sob responsabilidade exclusiva do Departamento.
Enquete
O Portal Agora quer saber a opinião dos leitores sobre a mudança. A reportagem publicou um tópico no Facebook para que moradores interajam e deixem suas opiniões. Você pode participar clicando neste link.