Demanda por testes rápidos de Covid-19 disparou em Mandaguari

A alta demanda e procura por testes rápidos de Covid-19 em Mandaguari aumentou significativamente já no começo de 2021. Por conta da demora do resultado dos testes normais e gratuitos, as pessoas procuraram o meio privado para saberem se estão ou não com o novo coronavírus.

De janeiro a março deste ano, a Farmácia São João, que virou referência na realização de testes rápidos no município,  fez aproximadamente quatro mil testes rápidos de Covid-19. O mês que mais se destacou foi fevereiro, onde Mandaguari e região bateram recordes de casos diários de Covid-19.

Em janeiro foram feitos mil testes, em março foram feitos mais de mil, mesmo sem ter acabado o mês, como mostra o gráfico.

Gráfico mostra comparativo na procura por testes rápidos de Covid-19
na Farmácia São João em Mandaguari em 2021.
Fonte: Farmácia São João de Mandaguari
Arte: Ariane Bravo/Agora Comunicação

 

De acordo com dados  da Farmácia São João, o mês de fevereiro de 2021 foi o com maior taxa de positividade em comparação a todos os outros meses da pandemia. A alta procura fez com que a média diária de testes realizados por dia subisse de 50 a 60 por dia em janeiro para 120 testes por dia em fevereiro e com 50% ou mais da taxa de positividade, ou seja, de cada 10 pessoas testadas, 7 estavam positivas, como mostra o gráfico abaixo. 

Fonte: Farmácia São João de Mandaguari
Arte: Ariane Bravo/Agora Comunicação

 

“O número de testagem e de positivos em Fevereiro foi bem grande, chegamos a testar 120 pessoas em um dia e a taxa de positivados chegou a mais de 50% em todo o mês”, disse Josiane, gerente da Farmácia São João, em entrevista ao Portal Agora. 

Em março a procura caiu consideravelmente em relação ao mês anterior, chegando com 50 a 70 testes diários e com uma taxa de positividade de mais de 30%. “Por conta de todos os decretos estabelecidos, houve diminuição dos testes feitos e dos testes dados como positivos. No mês de março diminuiu bastante em comparação a fevereiro, de 10 pessoas testadas 3 ou 4 deram positivo”, afirmou ela. 

Em janeiro eram feitos em média 50 a 60 testes por dia com uma taxa de positividade de 30%, ou seja, a cada 10 pessoas testadas 2 ou três estavam positivas e em março também foi parecido, com 50 à 70 testes por dia com uma taxa de positividade maior que 30%, ou seja, a cada 10 pessoas testadas 3 ou quatro estavam positivas.

A idade média das pessoas que foram fazer o teste e/ou que deram positivos também diminuiu, em média são pessoas de 25 à 40 anos e uma pequena porcentagem de idosos com 60 anos ou mais, como mostra o gráfico abaixo. 

Fonte: Farmácia São João de Mandaguari
Arte: Ariane Bravo/Agora Comunicação

 

Perguntada sobre quais são os procedimentos quando um teste dá positivo, Josiane explicou à reportagem como eles agem e orientam as pessoas, tanto para quem quer fazer o teste quanto para quando sai o resultado.

O que fazem quando a pessoa dá positivo? “Nós direcionamos a pessoa ao atendimento médico como o PAM, CTC (Centro de Tratamento da Covid-19) ou para meios particulares para fazer o atendimento e o tratamento necessário”, responde Josiane.

Os casos positivos de covid-19 nos testes são contados no Boletim de Saúde do Município? “Sim, diariamente a farmácia informa o setor de Vigilância Epidemiológica de todos os casos positivos e negativos.”

Quando o paciente pode procurar a farmácia e fazer o teste? “Nós fazemos uma triagem em todos os pacientes porque nosso teste rápido tem a sensibilidade de 96% a 98%, porém precisa estar no tempo correto que é de pelo menos três dias de sintomas para que a sensibilidade seja de até 100%. Por isso é recomendado que o paciente venha fazer o teste após três dias de sintomas”, conclui a gestora.