CSCB oferece oficinas gratuitas diariamente em Mandaguari
A Comunidade Social Cristã Beneficente do Dr.Osvaldo conta com oficinas gratuitas que envolvem desde literatura até karatê e atendimento psicológico. Atualmente a instituição atende mensalmente mais de 200 crianças e adolescentes entre 6 e 17 anos de idade, oferecendo um espaço de desenvolvimento humano, cultural e emocional.
“Hoje em dia, se um pai quiser colocar o filho numa atividade como karatê ou violão, o custo é alto. Na comunidade, tudo é oferecido gratuitamente, com estrutura e acolhimento”, comenta a assistente social Rose Pavezi do Amaral, uma das coordenadoras da comunidade.
Oficinas para formação integral
A comunidade oferece uma variedade de oficinas com foco em formação integral – corporal, intelectual, emocional e cultural. As atividades principais incluem literatura, escrita criativa, karatê, violão, balé, canto e brincadeiras pedagógicas. A oficina de literatura é o carro-chefe da casa e tem como objetivo incentivar o pensamento crítico, a linguagem e a simbolização do mundo. Já a oficina de escrita criativa resulta na produção de um jornal, elaborado pelos próprios adolescentes.
“Essas oficinas promovem o autoconhecimento, o domínio da linguagem e a autonomia. Não é uma alfabetização comum, é algo mais profundo, que forma a identidade”, explica o psicólogo Alessandro Capoia, que também coordena grupos terapêuticos no local.
Aos sábados, a comunidade estende suas atividades para atender estudantes de escolas em período integral, como o Walter Antunes, Romagnoli e Angelina. Nessas ações, são promovidas oficinas de karatê, literatura e balé. Há também parcerias com CEMEIs da cidade, beneficiando centenas de crianças pequenas com projetos de leitura na chamada Bebeteca.
Acolhimento e suporte emocional
Além do foco educacional e cultural, a comunidade também oferece atendimento psicológico, especialmente para adolescentes que enfrentam problemas como ansiedade e depressão. Esses atendimentos ocorrem às quartas e quintas-feiras e fazem parte de uma proposta mais ampla de promover qualidade de vida.
“Nossa proposta é cuidar da criança e do adolescente em sua totalidade. A saúde emocional está no centro do nosso trabalho”, afirma Capoia.
Projetos de valorização social
Entre os projetos especiais, destaca-se o ‘Menina Mulher’, voltado para a valorização feminina e o resgate da importância histórica de mulheres que foram cientistas, escritoras e líderes, mas que muitas vezes são ignoradas nos livros didáticos.
Outro ponto forte do trabalho é o coral, onde as músicas escolhidas têm como objetivo transmitir valores positivos, cultura brasileira e identidade. “A gente quer que as crianças se reconectem com o que é bom, com arte, com a beleza do nosso país”, diz Rose.
Como participar
Para se inscrever, é necessário que o responsável tenha o NIS (Número de Identificação Social), obtido por meio do Cadastro Único nos CRAS. As vagas são voltadas para famílias em situação de vulnerabilidade social e a triagem é feita pela própria assistente social da comunidade.
O atendimento para novas inscrições ocorre de segunda, quarta, quinta e sexta, das 8h às 11h e das 13h às 16h.
A comunidade está localizada na Rua Ver. João Xavier, 131 no centro, próximo ao Parque da Pedreira. O contato pode ser feito pelo telefone e WhatsApp (44) 3233-4700.
Preservando um legado
A instituição carrega no nome e na essência o legado do médico Dr. Osvaldo, que doou seus bens em vida para que o projeto pudesse continuar ajudando a população. “Ele deixou tudo o que tinha para que esse projeto não morresse. É uma história linda e inspiradora”, finalizou Capoia.
Com o apoio de voluntários, oficineiros, da presidente Tânia e das colaboradoras Nath e Luana, a comunidade segue firme em seu propósito de oferecer oportunidades para crianças e adolescentes, acreditando na educação como ferramenta de transformação.