Coordenador do Procon de Mandaguari orienta sobre valores esquecidos em contas bancárias

Nesta semana, a Agora FM (87,7) recebeu o coordenador do Procon de Mandaguari, Thiago Álvaro da Silva, para falar sobre seu trabalho e os serviços prestados pela instituição. Durante a entrevista, ele destacou a importância de os consumidores procurarem o Procon para resolverem seus problemas e evitarem prejuízos.

Um dos assuntos abordados foi a questão dos valores esquecidos nas agências bancárias. Silva afirmou que muitas pessoas procuraram o Procon com dúvidas sobre o assunto, mas ressaltou que o sistema é do Banco Central, sendo acessível somente pelo site valoresareceber.bcb.gov.br. Segundo ele, a média de valores retirados não é tão significativa. “Conforme o Banco Central, teve uma pessoa que recebeu mais de R$ 300 mil, mas isso é exceção porque a maioria das pessoas não vai ter um valor significativo para receber”, detalha.

O coordenador também explicou que, em caso de parentes falecidos com valores esquecidos nas contas, é possível fazer a retirada, mas é necessário que o beneficiário seja herdeiro, testamentário ou nos acordos legais da pessoa falecida. Ele alertou que não é seguro acessar links de grupos de WhatsApp que supostamente permitem a consulta dos valores, pois podem se tratar de golpes. “O Banco Central não envia link pra ninguém via WhatsApp, então as pessoas precisam tomar cuidado com isso”, ressalta.

Além disso, Silva reforçou que a telefonia continua sendo a principal reclamação da população em Mandaguari e orientou que, em caso de problemas, os consumidores acionem o Procon para uma solução mais rápida. O Procon de Mandaguari está localizado na esquina das Ruas Padre Antônio Lock e Romário Martins, 150, no Centro.