Conselho de Educação rebate informações sobre transporte universitário

O Conselho Municipal de Educação enviou ao Portal Agora uma nota de esclarecimento rebatendo informações divulgadas sobre o transporte universitário em Mandaguari. No documento afirma que em nenhum momento foi consultado sobre as postagens feitas pelo site em relação à questão – confira a nota completa ao final do texto.

A reportagem do Portal Agora reafirma seu compromisso com a verdade, e para a elaboração da primeira postagem referida pelo Conselho usou como base informações da assessoria de imprensa do município, divulgadas inclusive na página oficial da prefeitura no Facebook, portanto o direito ao contraditório era da Associação de Estudantes Universitários de Mandaguari (AEUM).

Já na segunda postagem apontada pelo Conselho, a repórter responsável pela matéria participou da reunião e, também como universitária, apenas fez um relato do encontro.

Confira a seguir o que diz a nota do conselho de educação:

Considerando matéria veiculada no dia 23/09/2021, pelo Portal Agora, assinada pela jornalista Jeniffer Teodoro, com o título “Nem convidado eu fui”, diz presidente da AEUM sobre reunião organizada pelo município”. Considerando a matéria publicada no dia 26/09/2021, pelo Portal Agora, assinada pela jornalista Ariane Bravo, com o título “Mandaguari não vai firmar convênio para o transporte universitário”. 

1-O Conselho Municipal de Educação de Mandaguari – CME, citado nas reportagens, não foi procurado em nenhum momento pela redação do jornal afim de perscrutar ambos os lados envolvidos, visto que o veículo de comunicação em questão, o Portal Agora, ouviu somente os esclarecimentos da Associação dos Estudantes Universitários de Mandaguari – AEUM.

2-Advertimos que a AEUM não foi notificada da reunião do dia 23/09/2021, pois o objetivo do Executivo Municipal e do CME, era informar aos estudantes e pais de alunos associados os reais motivos para o não firmamento da parceria entre o Município e a Associação no ano de 2021, findando assim com manifestações caluniosas surgidas nos últimos dias no tocante a esse tema. Apesar da AEUM não ter sido notificada enquanto entidade, o presidente da mesma, o Sr. Leonardo Antônio de Oliveira, poderia ter participado, pois o mesmo é aluno universitário.

3-Ainda que o intuito da reunião não fosse explicações por parte da AEUM e sim dos órgãos já mencionados no tópico 02, o presidente da associação, sr. Leonardo, se fez presente no encontro de sábado, 25/09/2021, e sanou algumas dúvidas trazidas pelos associados.

4-Esclarecemos que o CME esteve em contato, via ofícios e reuniões, com a AEUM e seus representantes legais, desde o mês de março do corrente ano, solicitando as documentações necessárias para a emissão, o quanto antes, do parecer favorável, mas infelizmente os mesmos não foram apresentados em tempo hábil e em quantidade suficiente conforme especifica o item 03 do tópico 5. Todavia notou-se nas redes sociais que o título da reportagem “Mandaguari não vai firmar convênio para o transporte universitário”, levou alguns leitores a interpretações equivocadas acerca do assunto, aparentando o município ser o responsável pela não assinatura do termo, fato esse que não aconteceu, dado que o Poder Executivo Municipal, a Secretaria Municipal de Educação e este conselho não mediram esforços para o firmamento dessa parceria desde o início do ano letivo.

5-Reiteramos que apesar dos conselheiros serem sensíveis a realidade dos estudantes usuários do serviço de transporte universitário, não foi possível emitir um parecer favorável para assinatura do TERMO DE TRANSFERÊNCIA VOLUNTÁRIA CELEBRADO ENTRE O PODER EXECUTIVO MUNICIPAL E A ASSOCIAÇÃO DOS ESTUDANTES UNIVERSITÁRIOS DE MANDAGUARI – AEUM, visto que no dia 09/09/2021, data da reunião deste conselho com o presidente da associação, existiam problemáticas a serem resolvidas, eram elas: 01) Regularização da situação junto à Receita Federal; 02) Captação de documentação individual de alunos (comprovante de matrícula); 03) Apresentação de um plano de trabalho em que a AEUM seja capaz de transportar todos os associados para as diversas instituições de ensino superior da região, sem que haja privilégios

6-Por fim, conforme explanado nas reuniões dos dias 23 e 25/09, tanto o Conselho Municipal de Educação de Mandaguari, quanto a Secretaria Municipal de Educação e o Poder Executivo, desejam firmar esta parceria para o ano de 2022, pois enxergam a relevância desse repasse para os usuários do transporte universitário, mas para que o mesmo aconteça se faz necessário a adesão dos universitários, bem como a apresentação, por parte da AEUM, dos documentos solicitados o quanto antes para que o ocorrido em 2021 não se repita.