Conseg quer instalar câmeras em pontos estratégicos de Mandaguari
Criado em 2018, o Conseg Pioneiro tem como meta para este ano a instalação de câmeras de segurança em pontos estratégicos de Mandaguari. A informação foi confirmada pelo presidente do conselho de segurança, Fernando Nanuncio, e pelo tenente João Marcos Dutra, comandante do pelotão local, em entrevista ao Jornal Agora.
“Nós temos um projeto para fazer o mapeamento do município com algumas câmeras, nas entradas principais e outros pontos estratégicos. É um projeto que busca ajuda dos empresários mandaguarienses, e acreditamos na boa adesão da proposta, até mesmo por parte da sociedade em geral. Mas devemos agradecer em especial aos empresários locais, pois eles tem sido muito solícitos conosco”, declara Nanuncio.
Para o presidente do conselho, a instalação do sistema de segurança tem objetivo de reforçar o trabalho preventivo e também investigativo. “Ninguém instala câmera para filmar ladrão, mas sim para evitar que o criminoso venha. Atualmente é um recurso básico, por assim dizer. Além disso, quero deixar claro que a câmera em local adequado pode trazer economia em trabalhos investigativos, na solução de crimes, pois o que está filmado está provado”, complementa, e garante que as polícias Civil e Militar poderão acompanhar ao vivo as imagens do futuro sistema de monitoramento.
O advogado informa que em breve o Conseg Pioneiro vai divulgar o cronograma de promoções planejadas para este ano, pois os eventos serão realizados com o objetivo de arrecadar fundos para a instalação das câmeras de segurança.
“A nossa sensação de segurança aumentou de um tempo pra cá. As pessoas veem mais policiais na rua. Não houve aumento de efetivo policial, é simplesmente fruto de um trabalho diferenciado que vem sendo feito por todos os entes envolvidos na segurança pública”, conclui.
Apoio da comunidade
Durante a entrevista, o tenente João Marcos Dutra frisou que, no combate ao crime, a participação popular é tão importante quanto as câmeras de segurança. “Infelizmente tivemos uma onda de furtos nos primeiros dias do ano, e a comunidade começou a denunciar quem comete esses crimes. Essa integração é essencial para a recuperação de objetos levados e resolução dos casos”, aponta.
O tenente também destacou o empenho da Polícia Militar no auxílio a resolução de crimes. Em uma ação desenvolvida no ano passado, a PM recuperou 17 bicicletas furtadas e apreendeu dois adolescentes envolvidos nos atos infracionais. “Contamos com a colaboração de todos para a realização de denúncias anônimas, que podem ser feitas através do 190”, diz.
Dutra também destaca a atuação em conjunto com a Polícia Civil para a elucidação de crimes. “Recentemente conseguimos prender uma dupla de mulheres que traficavam drogas sintéticas. Elas atuavam em toda a região, não só em Mandaguari. Com a ação das duas forças policiais, tivemos êxito na ação”, conta.
Apreensão de um veículo por dia
O tenente ainda aproveitou a entrevista para apresentar dados das ações de trânsito desenvolvidas pela PM. “Estamos fazendo levantamento de 2018, e apreendemos 357 veículos no ano passado, ou seja, praticamente um veículo por dia apreendido em Mandaguari”.
“Isso nos mostra o quanto essas blitz são importantes na cidade. Vamos continuar com as operações em 2019, não só no trânsito. Agradecemos o apoio do Conseg, do poder público e de todos que estão empenhados em melhorar a segurança pública. Esse trabalho integrado é muito importante”, finaliza o tenente.
*Reportagem publicada na 287ª edição do Jornal Agora