Concurso para Guarda Municipal será aberto em janeiro, diz Batistão

O concurso público para contratação de efetivo para a Guarda Municipal de Mandaguari será aberto em janeiro. A informação foi confirmada ao Jornal Agora pelo prefeito Romualdo Batista. Batistão sancionou, na última terça-feira (17), a Lei nº 3.366/2019, que cria a corporação.
Segundo o decreto, a GM vai atuar “uniformizada e devidamente aparelhada, armada, destinada a proteger o patrimônio, bens, serviços e instalações públicas municipais, fiscalização de trânsito e meio ambiente”.
A corporação será vinculada à Secretaria Municipal de Urbanismo, Obras e Serviços Públicos. Para compor o efetivo da corporação, foram criados 15 cargos. Os guardas serão contratados no concurso, e o Executivo vai nomear diretor, gerente e assistentes.
Após a realização do certame, os guardas aprovados deverão passar por treinamento. A expectativa do município é de que a preparação comece ainda no primeiro trimestre de 2020.
A possível implantação da Guarda aliviaria a própria Polícia Militar, de acordo com fontes ouvidas pelo Jornal Agora, já que a PM é responsável atualmente pelo trânsito local, algo que seria destinado à GM.

Esforço conjunto
A implantação da Guarda Municipal em Mandaguari ganhou força no segundo semestre de 2019, após atuação de uma série de entidades, como Judiciário, conselhos de segurança e representantes do Executivo e Legislativo.
Comitivas locais conheceram o funcionamento das GMs de Sarandi e Arapongas, com esta última se colocando à disposição para fornecer treinamento e dar suporte a Mandaguari.