Comunidade escolar escolhe nesta sexta novos diretores de colégios estaduais de Mandaguari

Nesta sexta-feira (23), das 8h até às 21h, ocorrerão as eleições (consultas públicas) de diretores e diretores auxiliares das instituições estaduais de ensino em Mandaguari. A princípio as eleições ocorreriam no dia 7 de julho, porém o quórum necessário não foi alcançado, deste modo é essencial que a comunidade escolar vá à votação e escolha os representantes de vossas opiniões.  

Ao contrário do Colégio Estadual Vera Cruz e o Colégio Estadual José Luiz Gori, a Escola Estadual São Vicente Pallotti, não participará das eleições pois estes têm outros processos específicos para a escolha dos diretores.

No Colégio Estadual Vera Cruz (CEVEC), as eleições irão ocorrer por cédulas impressas, sendo assim é necessário que os votantes compareçam nas dependências do colégio das 8h até às 21h, portando consigo um documento oficial com foto, o título de eleitor não se mostra necessário. 

Concorrendo a diretoria do CEVEC estão: 

  • A Chapa 1, composta pela pedagoga Valdeni Munhe, que concorre a diretoria, e pela professora Maria José Macedo, que busca pelo cargo de diretora auxiliar. 
  • A Chapa 2, composta pela professora  Marlene Ananias, candidata a diretora, e sua vice candidata à diretora auxiliar, professora Ana Lúcia Tomé.
  • Chapa 1

 

Chapa 2

 

No Colégio Estadual José Luiz Gori, as eleições serão realizadas de modo digital, deste modo não é necessário que os votantes vão até o colégio na quarta-feira, ainda assim se mantém o horário estabelecido pela Secretaria de Estado da Educação e do Esporte (Seed-PR). Um token para a votação foi encaminhado aos votantes do Gori, confira abaixo como pode ser realizada a escolha das candidatas.

Concorrendo a diretoria do Gori estão:

  • A Chapa 1, composta pela atual diretora do colégio, Claudiane Dias Figueiredo, candidata à diretora e a atual diretora auxiliar Carla Anami, candidata à reeleição para o mesmo cargo. 
  • A Chapa 2, conta com a professora e supervisora Regilda Lopes, que concorre a diretora, e com a professora Mareli Cardoso, que busca o cargo de diretora auxiliar.

 

 

Chapa 1 

 

Chapa 2

 

DATA- A eleição está marcada para o dia 23 de julho, das 8h às 21h.

QUEM PODE VOTAR– Podem participar da eleição membros das comunidades escolares, conforme as regras: professores que estejam supridos na instituição de ensino; funcionários supridos na instituição de ensino; responsáveis, perante a escola, pelo aluno menor de 16 anos; e aluno com no mínimo 16 anos completos até a data da eleição.

Cada pessoa apta a votar terá direito a um voto, mesmo que represente mais de um segmento da comunidade escolar ou mais de um aluno não votante.

COMO FUNCIONA – Para ser homologada, a eleição necessita de quórum mínimo de 35% dos aptos a votar, incluindo os votos brancos e excluídos os nulos. Quando não for atingido o quórum mínimo, será realizada nova votação.

Em entrevista ao Programa Show da Manhã, na Rádio Agora FM (87,9) a candidata a diretora do Colégio Vera Cruz, Marlene Ananias, da chapa 2, contou que esta eleição tem sido muito atípica para todas as candidatas. “Nós não podemos estar lado a lado das pessoas que vão votar em nós. Então, nós assim como o restante da humanidade temos que nos reinventar para fazer nossa campanha através das redes sociais, usando as questões relativas à comunicação interpessoal via whatsapp e conversando com os pais e alunos para colocar nossas pretensões junto ao colégio”. 

Já a candidata a diretora pela chapa 1, Valdeni Munhe, frisou em entrevista a importância de instigar a vontade dos alunos em voltar às salas de aula. “Nós temos uma preocupação muito grande com relação ao acolhimento dos alunos, pois estamos há um ano já afastados dos alunos e do colégio, então no momento nós queremos trazer de volta essa conexão. Precisamos instigar o aluno para que ele tenha vontade de voltar para a escola, saindo daquele modo de ensino, onde eles deixam de estar sempre sentados um atrás do outro”.