Comerciantes reclamam após problemas na geração de notas fiscais

 

 

 

Comerciantes de Mandaguari procuraram a reportagem do Portal Agora na tarde desta terça-feira (20) para registrar uma reclamação.

De acordo com eles, o sistema de emissão de Notas Fiscais de Serviços Eletrônica (NFS-e) da Prefeitura de Mandaguari ficou mais de uma semana fora do ar. Além disso, quando deveria ter sido normalizado, o sistema continuou demonstrando instabilidade.

A emissão de notas fiscais eletrônicas parou por volta de 11h do dia 8 de agosto. Procurado, o setor de tributação teria informado que a emissão voltaria ainda no mesmo dia, o que não ocorreu. Os comerciantes relataram que voltaram a entrar em contato com a tributação, que deu prazo de retorno para a quarta-feira da semana seguinte, 14 de agosto, o que novamente não aconteceu.

O sistema só voltou ao ar no dia 16 de agosto, ou seja, mais de uma semana depois da falha inicial. Além dos transtornos aos comerciantes, que ficaram o período todo sem poder gerar notas eletrônicas, mais um problema surgiu nesta semana.

Em comunicado assinado pelo secretário Hamilton Sampaio, a prefeitura informou que todas as notas emitidas pelo sistema no dia 8 de agosto não têm mais valor fiscal, portanto deverão ser refeitas.

Resposta

Procurado, o município alega que sofreu com problemas técnicos, que ocasionaram a perda de informações o banco de dados e a queda do sistema. Além disso, por conta dos transtornos causados, a prefeitura prorrogou o vencimento do Imposto Sobre Serviço de Qualquer Natureza (ISSQN) da competência de julho para o dia 30 de agosto.

O setor de tributação orienta ainda que aqueles que conseguiram emitir notas durante o período devem verificar o sistema para ter a certeza de que os documentos constam no sistema. Caso não esteja aparecendo a nota gerada, o comerciante/prestador de serviços deverá emitir a nota fiscal novamente.