Com sessão solene, Câmara homenageia mulheres de Mandaguari
Em uma noite marcada por muita emoção, a Câmara de Mandaguari realizou a I Sessão Solene em Homenagem às Mulheres Mandaguarienses. No evento, que ocorreu na última terça-feira (10), oito personalidades do município, além da Associação de Catadores de Mandaguari (Acaman), receberam Moção de Aplauso.
A realização ocorreu na semana em que é celebrado o Dia Internacional da Mulher, como forma de homenagear pessoas cujo trabalho e atuação em prol do município se destacam. Além disso, o momento serviu para reforçar a necessidade de luta pela igualdade entre os gêneros.
De acordo com o presidente da Câmara, Hudson Guimarães, a sessão foi importante por colocar em evidência muitas pautas importantes. “Foi uma noite de festa, de celebração, mas sobretudo de compromisso firmado por uma sociedade mais justa e igualitária. As homenageadas são de diferentes segmentos e nos mostraram, mais uma vez, como a mulher pode e deve ocupar diferentes espaços sociais”, comentou.
AS HOMENAGENS
As mulheres associadas à Acaman receberam a moção coletiva, assinada por todos os parlamentares da Casa de Leis. A escolha pela associação, que é responsável por recolher e processar materiais recicláveis, deu-se pelo fato de ser formada predominantemente por mulheres. O serviço desempenhado pelas profissionais é extremamente relevante para a cidade, sendo que é por meio desse trabalho que elas conseguem acesso a uma remuneração.
A presidente da Acaman, Ana Cláudia Silva Primo, agradeceu aos vereadores a honraria. “É muito importante esse reconhecimento, porque a mulher desempenha um papel indispensável na sociedade e precisa ser cada vez mais respeitada e valorizada”, disse.
Além da associação, outras oito mulheres, escolhidas individualmente pelos parlamentares, receberam a homenagem. O presidente da Casa de Leis, Hudson Guimarães, homenageou a professora Valéria Pinheiro, por sua dedicação à docência, em especial a alunos com altas habilidades. A escolhida do vice-presidente Jorge Marques foi Maria dos Anjos Barbosa, por seu trabalho social junto à comunidade, à Capela São José e ao Campo Ubirajara.
Também foi homenageada a senhora Nair Bianchini, escolhida pela vereadora primeira-secretária Márcia Serafini. A escolha se deu por toda a atuação pública de Nair, como professora, rotariana e integrante de diversas iniciativas filantrópicas e religiosas. A segunda-secretária, vereadora Clarice Pereira, homenageou Neide do Carmo, que há 13 anos realiza trabalhos de limpeza de lugares públicos do município.
A senhora Maria Silmara Gonçalez Natario foi a homenageada pelo vereador Eron Barbiero, por sua atuação pioneira na cidade, tendo sido a fundadora e diretora da primeira escola particular de Mandaguari e por ser a responsável por várias iniciativas educativas na cidade. Já o parlamentar Jocelino Tavares homenageou Maria Vaz, atual servidora da Câmara, que já atuou como professora, diretora escolar e secretária de Educação.
O vereador Luiz Garcia prestou sua homenagem à cabeleireira Marlene Felícia da Silva, que é referência na cidade e, além disso, já contribuiu para a formação profissional de muitos jovens. O parlamentar Sebastião Alexandre, por sua vez, homenageou a senhora Maria Aparecida Peixoto, que é membro da brigada de incêndio e já ocupou muitos cargos de liderança na Fiação Cocari.
PARTICIPAÇÕES ESPECIAIS
Abrilhantando a noite, a professora doutora Eliane Rose Maio fez uma participação no evento. Em sua fala, voltada às homenageadas e ao público presente, a intelectual falou sobre empoderamento feminino e os desafios que as mulheres ainda enfrentam na sociedade.
A sessão contou também com a apresentação cultural da cantora Letícia Beni, que cantou as músicas Maria Maria, de Milton Nascimento, e Ela só quer Paz, do Projota. Também participou do momento, recitando o poema Mulher, o jovem escritor Dercílio Santana.