Com emenda de deputado estadual, Conseg vai ampliar programa de monitoramento em Mandaguari

Em outubro de 2019 o Conseg Pioneiros deu o pontapé inicial do programa “Mandaguari, cidade monitorada”. O objetivo era instalar câmeras de segurança em pontos estratégicos da cidade, para auxiliar autoridades policiais na investigação e resolução de crimes. Na outra ponta, a existência de câmeras acaba intimidando a ação de criminosos.

Dois anos depois, o programa de monitoramento de fato tem auxiliado as autoridades, porém, sempre há espaço para melhorar e toda ajuda é bem-vinda. Nesta semana, o Conseg Pioneiros recebeu mais um reforço para ampliar a iniciativa. Trata-se de uma emenda no valor de R$ 100 mil, destinada pelo deputado Arilson Chiorato (PT).

Na quarta-feira (1º), uma solenidade na Câmara de Vereadores marcou a entrega da emenda. O evento contou com a participação do deputado, além de integrantes do Conseg Pioneiros, Polícia Militar, Bombeiros, Polícia Civil, Associação Comercial e Empresarial de Mandaguari (Aceman), vereadores e demais autoridades.

“A conversa foi muito produtiva e tenho certeza que esse recurso será muito bem aplicado, melhorando a segurança dos moradores de Mandaguari. Atualmente, são 23 câmeras e, com o recurso, vai saltar para 123, ampliando de forma significativa a área de monitoramento, além de possibilitar a compra de outros equipamentos. Então, é uma grande satisfação participar dessa conquista”, afirma Chiorato.

Segundo o comandante do pelotão local, Tenente Caio Henrique dos Santos, o recurso chega em boa hora. Com a escassez de viaturas e recursos humanos, o auxílio das câmeras de monitoramento é necessário na estratégia da segurança pública. “Em quase 100% dos crimes procuramos as câmeras de monitoramento, sem falar no papel preventivo que elas exercem”, destaca.

Já o delegado Zoroastro Nery do Prado Filho afirma que a instalação de câmeras era uma reivindicação antiga, atendida pelo Conseg Pioneiros. “Durante todos esses anos em que estou em Mandaguari, sempre defendi o monitoramento como ferramenta para auxiliar a polícia. É exemplar o trabalho do Conseg com a iniciativa, e esse reforço através da emenda parlamentar é fundamental para a continuidade do trabalho”, afirma.

O pedido do recurso para ampliação do sistema de monitoramento foi feito pelo vereador Sidney da Silva (PSD), o Chiquinho. “A ampliação do sistema de monitoramento vai otimizar o trabalho das forças de segurança. Atualmente, o efetivo policial está defasado e câmeras vão ajudar no trabalho da Polícia Militar e também da Polícia Civil e do Conseg. Também serão instaladas câmeras na rede municipal de ensino e nas entradas de Mandaguari, dando mais segurança ao comércio e às escolas”, acredita Chiquinho.

Presenças

Participaram da reunião, o delegado da Polícia Civil; Zoroastro Nery do Prado Filho; o comandante do Pelotão da Polícia Militar, tenente Caio Henrique dos Santos; o major Callegari, do Corpo de Bombeiros; o presidente do Conselho Municipal de Segurança (Conseg) Pioneiros, Itamar Solopak; o presidente da Associação Comercial, Aguinaldo Campigotto; os vereadores Chiquinho (PSD); Eron Barbiero (PSB), Alécio do Cartório (PSD), que também é presidente da Câmara e Sebastião Alexandre (MDB).

Reportagem publicada na 375ª edição do Jornal Agora