Colégios estaduais continuam sem aulas

Os colégios estaduais José Luiz Gori e Vera Cruz, Escola Pallotti e Ceebja Santa Clara, em Mandaguari, continuam sem aulas.  Ainda não há previsão de quando as atividades das instituições serão retomadas.

Os estabelecimentos de ensino paralisaram as atividades na última segunda-feira (8) em apoio à greve dos servidores públicos estaduais, que estão mobilizados desde o dia 25 de junho e protestam por reajuste em salários que estão congelados há três anos.

Assembleia ocupada

Na tarde de terça-feira (9), centenas de servidores ocuparam as galerias do plenário da Assembleia Legislativa, no Centro Cívico, em Curitiba. A categoria realizou um ato com cerca de 10 mil pessoas, boa parte vinda do Interior do Estado em caravanas organizadas por sindicatos.

A ocupação ocorreu logo após discurso do deputado Ricardo Arruda (PSL), que defendeu a proposta do governo, de reposição de 5,09% parcelado até 2022.

Reajuste de 2% em 2020

Governo e servidores avaliaram vários cenários para resolver o impasse. O Estado indicou a possibilidade de pagar 2% de reposição em janeiro de 2020.

Os sindicatos que representam os servidores querem o índice aplicado em outubro, o que representa uma despesa extra de cerca de R$ 500 milhões com a folha em 2019.

Como a antecipação da reposição teria impacto direto no pagamento do 13º salário deste ano, governo e servidores vão reanalisar os dados financeiros do Estado ao longo desta semana.