Colégios estaduais anunciam volta às aulas

Os colégios estaduais José Luiz Gori e Vera Cruz, bem como a Escola São Vicente Pallotti, confirmaram ao PortalAgora.com que as aulas nas instituições voltam ao normal na próxima segunda-feira (1º).

 

As atividades estavam parcialmente paralisadas desde o início da greve de servidores estaduais na última terça-feira (25/6). A mobilização conta com apoio de 30 sindicatos.

 

Ao PortalAgora.com, membros da APP-Sindicato, que representa professores e funcionários das escolas estaduais, afirmaram que a greve é, principalmente, para cobrar do governo o pagamento da reposição salarial.

 

O funcionalismo está com os rendimentos congelados desde 2016. Segundo o Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (DIEESE), a defasagem já está em 17,02%. De acordo com o economista, Cid Cordeiro, o cálculo do prejuízo aponta que o Estado está deixando de pagar aos trabalhadores o equivalente a mais de dois meses de salário por ano.

A reposição está prevista no artigo 18 da Lei Orçamentária de 2019, aprovada pela Assembleia Legislativa, e a saúde das contas públicas do Estado atende todos os requisitos exigidos na legislação para a revisão dos rendimentos, em especial o superávit de R$ 2,2 bilhões no caixa governo, registrado ao final de 2018.