Cocari desenvolve conjunto de ações para capacitação e atualização profissional dos colaboradores

Um dos principais investimentos que a cooperativa pode fazer está na capacitação das pessoas que nela trabalham. Segundo o supervisor de Desenvolvimento Humano da Cocari, Flávio Rafael Cardoso, a capacitação contínua permite ao colaborador acesso constante às novidades sobre sua área de atuação, contribui para redução no número de acidentes de trabalho e reforça a criatividade e a inovação alinhando a instituição às tendências de mercado. A Cocari mapeia as necessidades, define as estruturas dos programas, traz instrutores capacitados e fornece toda a estrutura necessária.

“Uma cooperativa que investe em seus colaboradores por meio de treinamentos e capacitações é uma cooperativa que se mostra preocupada com seu público”, acredita.

Gestão da Educação Corporativa

Nos dias 30 e 31 de outubro, o Sistema Ocepar promoveu a realização do primeiro módulo do curso de pós-graduação em Gestão da Educação Corporativa, por meio do Sescoop/PR e em parceria com o ISAE. O módulo inicial tratou sobre os cenários e as tendências da educação corporativa e dele participaram 37 profissionais que atuam com Treinamento e Desenvolvimento nas cooperativas paranaenses, entre eles Cardoso.

“O primeiro módulo do programa despertou muitos insights que podem ser agregados na cooperativa. A troca de experiência entre os participantes enriquece muito o aprendizado e nos aproxima de outras realidades que contribuem muito para mudanças necessárias. Diante disso, a expectativa é grande para os demais módulos que trarão uma visão contemporânea sobre Educação Corporativa”, registrou.

O supervisor de Desenvolvimento Humano também falou sobre o valor de participar de um curso ao lado de representantes de outras cooperativas. “É, no mínimo, enriquecedor, pois, além de fortalecer a parceria com outras cooperativas, as vivências que são compartilhadas com o grupo contribuem bastante com o aprendizado. A intercooperação neste momento é muito presente: é um compartilhando a dor do outro, se propondo a ajudar e a trocar ideias que agregam a todo grupo. A expectativa é grande, pois o curso tem um propósito que é atual e certamente irá atender à uma demanda que todos os RHs encontram em relação à Educação Corporativa. A grade curricular é bem abrangente e completa, não há como chegar ao final da especialização sem ter implantado novidades significativas na Cocari”, avaliou.

Os conhecimentos e as experiências adquiridas durante o curso serão difundidos para o quadro de colaboradores. “Isso será feito a partir de melhorias nos processos atuais e implantação de novas metodologias de ensino e mensuração de resultados. O jeito de ensinar precisa acompanhar a evolução que estamos passando. As novas gerações estão chegando ao mercado de trabalho e precisamos estar preparados para esse desafio em todos os aspectos”, comentou.

Cardoso lembra que a Cocari está atenta ao movimento que o mercado vem fazendo em diferentes aspectos e áreas de atuação. “Nós, do RH, seguimos essa mesma premissa. Estamos cada vez mais migrando para outros formatos de aprendizado, como o ensino à distância através da Universidade Corporativa e também dos treinamentos na modalidade síncrona (com transmissão ao vivo). Além disso, a cooperativa vem investindo em outras ações de desenvolvimento através de mentorias, coaching e assessments individuais e em pequenos grupos para proporcionar capacitações cada vez mais personalizadas e eficazes”, informou.

Universidade Cocari

Segundo a assistente de Desenvolvimento Humano da cooperativa, Beatriz Domingos, a Universidade Cocari faz parte do projeto da área de Educação Corporativa no qual os colaboradores da Cocari têm acesso à plataforma de ensino Universidade Corporativa através do seu computador, celular, tablet no local e na horário em que preferir.

“A UniCocari é um ambiente on-line onde são disponibilizados vídeos, atividades, treinamentos e cursos exclusivos com emissão de certificado. Através dessa ferramenta, facilitamos a transmissão de conhecimento, gerando resultados para cooperativa”, explica. Em funcionamento desde agosto deste ano para todos os colaboradores da Cocari, da sede e das demais unidades, a ferramenta já possibilitou o início de dois cursos, sobre Inteligência Emocional e o Sistema Kaizen 5S, com cerca de 300 participantes.

A analista de Recursos Humanos, Ivonete Alves de Sousa, participou recentemente do curso de Inteligência Emocional e reconhece os benefícios trazidos ao seu cotidiano a partir da capacitação. “Foi uma experiência muito boa, em que pude conhecer o conceito e as técnicas relacionadas ao tema, as quais apliquei no meu dia a dia, tanto para o ambiente profissional quanto pessoal. Sem dúvida, contribuiu para o meu desenvolvimento como um todo”, disse.