Biografia: livro conta a história dos irmãos Romagnole
Uma história de empreendedorismo, coragem, persistência e visão de futuro que vai muito além do legado material. Esta é a síntese da biografia “A História dos irmãos Romagnole. Do início, com uma bicicleta e uma caixa de ferramentas, a uma das maiores empresas do setor elétrico brasileiro”, que conta a história dos empresários mandaguarienses Vicente Romagnole e Alvaro José Romagnolli.
A obra foi escrita pelos jornalistas André De Canini e Donizete Oliveira e levou dois anos e meio para ser concluída. O trabalho de pesquisa, entrevistas, redação, diagramação e revisão envolveu mais de cem pessoas.
O livro faz um resgate sobre as origens da família Romagnole, que desembarcou no Brasil vinda da Itália no final do Século XIX, a chegada a Mandaguari na década de 1940, a criação da empresa e os inúmeros desafios enfrentados nos diferentes momentos até a consolidação da companhia como uma referência em produtos para o setor elétrico. Atualmente o Grupo Romagnole conta com mais de quatro mil colaboradores, exporta para mais de 35 países e fatura cerca de R$ 3 bilhões ao ano.
Ao longo de 576 páginas, os autores abordam não só o perfil empreendedor e as conquistas de dois empresários de sucesso. “Resumir a biografia dos senhores Vicente e Alvaro aos seus feitos materiais seria desnecessário e injusto. Desnecessário, porque os empreendimentos que eles criaram já eternizaram os seus nomes na história. E injusto, porque o legado deles é maior do que o patrimônio construído durante mais de 60 anos de trabalho”, afirma De Canini, que há quase duas décadas assessora o Grupo Romagnole na área de comunicação.
O livro conta histórias de pessoas que, de alguma forma, conviveram e convivem com os empresários e tiveram as vidas transformadas pelo trabalho, pela generosidade, exemplos e ensinamentos dos dois irmãos. “É mais do que uma biografia e sim um registro de humanidade que transformou a vida de milhares de pessoas. São histórias que merecem ser preservadas para honrar o que eles construíram e inspirar as próximas gerações”, afirma o jornalista.
“Também um documento historiográfico, pois o livro além da trajetória dos biografados aborda fases da história de Mandaguari, do Paraná, do Brasil e do mundo”, completa o jornalista Donizete Oliveira. “E, apesar do volume de páginas, foi escrito numa linguagem leve, sem amarras burocráticas, que facilita a leitura”, destaca.
O livro terá distribuição dirigida e não será comercializado. Nos próximos dias serão divulgados os canais onde a obra estará disponível.