ARD abre recadastramento para veículos de Mandaguari

A Agência Regional de Desenvolvimento (ARD) abriu, no dia 2 de maio, o processo de recadastramento de veículos para desconto de 80% na tarifa de pedágio. Quem não efetuar o procedimento corre risco de ficar sem o benefício a partir do começo de junho, alerta a agência.

Para atualizarem os dados, motoristas devem procurar a ARD portando documentos pessoais como habilitação, RG e CPF, comprovante de endereço e documento do veículo.

Cartões

Desde o ano passado, a agência extinguiu o uso de cupons. Cada motorista recebe um cartão, que pode ser apresentado diretamente nas cabines da praça de pedágio para a obtenção da tarifa reduzida.

Apesar da mudança de formato, algumas limitações ainda persistem. Quem optava pela utilização do cupom tinha direito a apenas dez passagens com desconto pela praça de pedágio em cada mês. O número foi estabelecido no acordo firmado entre Viapar, município e movimento Tarifa Zero, e portanto não foi alterado.

Taxa

A exemplo de 2018, moradores precisam pagar uma taxa para fazer a atualização. O valor do serviço é de R$ 23.

Terra Roxa

Além do desconto na tarifa do pedágio, moradores de Mandaguari contam com a opção de usar a estrada Terra Roxa, para não pagarem taxas. Não é necessário recadastramento para uso da via municipal, pois a Viapar realiza checagem de placas locais para liberar a passagem.

No entanto, com a implantação de placas do modelo Mercosul, os veículos não carregam mais a tarjeta de identificação de suas cidades de origem. Isso tem gerado algumas dúvidas.

Ao Jornal Agora, a ARD explicou que não há motivo para preocupação. Se você trocou para a placa de novo padrão, antes de passar pela Terra Roxa pela primeira vez pode ir à praça de pedágio para cadastrar seu veículo sem custo. 

Serviço

A ARD atende na Rua Manoel Antunes Pereira, 831, Centro, esquina com a Vital Brasil. A agência atende de segunda a sexta-feira, das 9h às 12h e das 13h às 16h. Mais informações sobre o processo de recadastramento podem ser obtidas pelo telefone (44) 3233-3990.

Agência prestou contas na última semana

Além de abrir o processo de recadastramento, a ARD prestou contas sobre as atividades que tem desempenhado. O presidente da agência, Orivaldo Siquinelli, explicou que, desde o ano passado, a entidade não tem mais convênio com a Prefeitura de Mandaguari e, portanto, anda com as próprias pernas.

Além de atuar como elo entre Tarifa Zero e Viapar, a agência promoveu cursos profissionalizantes e pretende desenvolver outros projetos em breve. Durante coletiva de imprensa, a entidade também informou que agora divide espaço físico com o Conseg Pioneiros, que passa a atender com sede no mesmo endereço da ARD.

ARD discute implantação de autarquia municipal de águas

Ainda durante a semana, a ARD realizou reunião para discutir a implantação de uma autarquia municipal de águas em Mandaguari. A agência e o movimento Tarifa Zero tem estudado desde 2017 a questão, levando em conta o fim do contrato entre município e Sanepar. O encontro que discutiu a possibilidade contou com a presença de prefeito, vice e vereadores, além de membros da sociedade civil organizada.

*Reportagem publicada na 300ª edição do Jornal Agora