Após 14 anos, pastor Emanuel Altomani volta à Mandaguari

Após 14 anos fora o pastor Emanuel Altomani volta à Mandaguari, sua cidade natal, como pastor auxiliar da Igreja Metodista.

Na segunda-feira (27) o pastor concedeu entrevista à rádio Agora FM (87,7) com o apresentador Júlio César Raspinha e contou como está sendo sua volta e readaptação na cidade.

Confira a entrevista completa:

Eu estou recebendo no estúdio o pastor Emanuel Altomani que está chegando à Mandaguari para auxiliar o pastor Edmilson na Igreja Metodista e ele é daqui da cidade mesmo. Como foi a construção dessa carreira religiosa?

Bom, boa parte da vida os meus pais eles foram foram evangélicos né e eu fui para a metodista há 17-18 anos atrás e aí foi se dando esse processo religioso. Eu digo que comecei nessa para ajudar e incentivar um amigo que gostaria de estudar e acabou que ele nunca foi para o curso, mas eu fui e me formei, foram quatro anos estudando em São Paulo e depois fui para Ivaiporã e fiquei nove anos. Agora retornei para Mandaguari, minha cidade.

Como se deu essa vinda para Mandaguari? Foi um pedido seu ou uma determinação da igreja?

A nomeação na Igreja Metodista é feita todo final de ano, existe um processo de nomeação e o bispo com outros membros discutem se há necessidade ou não de mudanças. Foi uma decisão deles, mas o pastor também pode pedir por essa mudança, mas tanto no meu caso quanto do pastor Robson foi decisão da igreja mesmo e para mim foi uma alegria poder voltar para casa.

E como está se dando esse processo de readaptação?

Está tudo bem, estou com um pouco de dificuldade para lembrar o nome das pessoas e de conhecer pessoas novas da igreja, mas está sendo muito bom reencontrar a família e os amigos que tinha aqui. 

A estrutura da Igreja Metodista é muito sólida em Mandaguari, como você avalia isso agora que voltou?

Para mim é um projeto diferente de quando eu saí porque mudou o pastor e mudou a realidade, mas estamos tendo muita expectativa e ainda tem muito projeto de Deus para essa cidade. 

Como é a atuação de um pastor auxiliar?

O pastor Edmilson é o pastor titular, então ele decide as linhas de trabalho, e eu estou ali para auxiliá-lo naquilo que for preciso. Hoje eu assumo a rede de células do pastor Robson, na questão de atendimento ao público na igreja é de preferência da pessoa e as pregações nós vamos revezando e trabalhando juntos. 

O trabalho das células é de ramificar aquilo que é apresentado na igreja e de se aproximar mais da comunidade, não é?

Sim, o objetivo é ajudar a pessoa no seu dia a dia, nas suas lutas e ajudar nisso e também ministrar a palavra de Deus.