Copel esclarece queda de energia em Mandaguari

Na noite desta quarta-feira (21), um apagão foi registrado em alguns bairros e ruas e prejudicaram alguns moradores em Mandaguari. Diversas casas ficaram à luz de velas.

Procurada pela reportagem do Portal Agora, a assessoria de imprensa da Companhia Paranaense de Energia (Copel), informou em nota que: “Tivemos um desligamento por cerca de 10 minutos que afetou 2 mil consumidores no município ontem (21) por volta das 21h20. Houve um problema no fechamento de uma chave elétrica que causou o desligamento, as equipes atuaram rapidamente e o fornecimento foi restabelecido 10 minutos depois”.

O apagão atingiu diversos bairros como o Conjunto Mandaguari I e II, Ipacaraí, Novo América, Sumaré, Jardim Paris e Jardim Cristina. O diretor do Procon de Mandaguari, Thiago Álvaro, explica que nos casos de falta de energia pode ser solicitado descontos se necessário. “De acordo com o Código de Defesa do Consumidor (CDC) e com a Resolução da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), as concessionárias de energia elétrica podem sim ser responsabilizadas por prejuízos causados pela falta de energia ou descargas elétricas capazes de produzir danos em equipamentos.

A orientação é que inicialmente registre seu pedido de ressarcimento na concessionária de energia, feito o pedido, com detalhes sobre os equipamentos danificados e demais prejuízos identificados, o consumidor será informado sobre o resultado do pedido de ressarcimento, por escrito, em até quinze dias corridos após a realização da vistoria ou, na ausência desta, quinze dias após o registro da solicitação. O processo será analisado pela Copel e, se deferido, o pagamento se dará em até vinte dias corridos, a contar da data da informação do deferimento da solicitação de ressarcimento. Para formalizar uma reclamação pessoalmente, o consumidor poderá se dirigir a sede do Procon com cópia da documentação relativa ao caso (laudos, notas fiscais, fotos e etc), RG, CPF e comprovante de residência”, explica Álvaro.

Os casos de desligamento programados pela Copel podem ser acompanhados no site oficial da agência ou nos meios de comunicação, incluindo o Portal Agora.