Agricultura confirma pavimentação da Terra Roxa

A pavimentação da Estrada Terra Roxa, entre Mandaguari e Marialva, está cada vez mais próxima de virar realidade. A informação foi confirmada ao Jornal Agora pelo secretário de agricultura, Yohann Paulo Andrade Furtado. O investimento será de R$ 1,5 milhão, com recursos próprios.

“A Terra Roxa está partindo para a licitação, e vão ser pavimentados cinco quilômetros dela de pedras irregulares. O recurso do deputado foi cancelado mesmo, e como a gente tinha assumido um compromisso, tentamos realizar”, contou o secretário em entrevista.

No entanto, ainda não há previsão para o início das obras.

Balanço

Yohann aproveitou a entrevista que concedeu à reportagem para apresentar um balanço das atividades desenvolvidas pela secretaria de Agricultura, principalmente em relação a recuperação de estradas rurais. Serviço bastante acionado nas últimas semanas, devido às chuvas de outubro.

“Além das chuvas, a gente tem um maquinário que vem depredado há muito tempo. Mas estamos fazendo o máximo possível. Posso dizer que em 95% das estradas a secretaria fez alguma coisa, nem que fosse com patrola e rolo compactador”, pontua.

“É difícil de falar num total de quilômetros recuperados, porque algumas estradas a gente atende duas, três, quatro vezes”, complementa.

A Agricultura ainda tem projetos nas estradas Alegre, Vitória do Alegre, São Carlos, Ângelo Manholer e Perobinha.

“Outro ponto é a aquisição de veículos, como um caminhão prancha, uma pá carregadeira que já está licitada e trabalhando, um rolo compactador também já licitado, uma retroescavadeira licitada e que está pra chegar. Temos ainda um caminhão basculante na licitação e um utilitário. A secretaria está finalizando o processo para firmar convênio e providenciar as barracas das feiras a produtores rurais. E para o ano que vem queremos ainda uma colhedora de café e trator agrícola, para atender os produtores beneficiados pelo nosso programa de distribuição de mudas de café”, acrescenta Yohann.

Mais Rural

Para 2023, a Agricultura tem nos planos ainda ampliar o programa Mandaguari Mais Rural, que leva mensalmente os atendimentos de secretarias municipais a moradores da área rural. Em janeiro o programa irá até a estrada Terra Roxa, em fevereiro à Vitorinha do Meio, e em março na Caitu/Dourados. As datas serão anunciadas em breve.

“Em uma edição recente, atendemos um senhor que tinha uma renda semanal de R$ 70, estava passando dificuldades e não sabia que podia ter acesso ao nosso programa de distribuição de cestas básicas ou ao Auxílio Brasil. Ele recebeu todas as orientações, e na semana seguinte estava completamente amparado. Pra nós, esses atendimentos são essenciais e fazem a diferença na vida dos mandaguarienses”, conclui o secretário de Agricultura.

*Reportagem publicada na 389ª edição do Jornal Agora