Agora FM Entrevista: Assistente social explica funcionamento do programa Família Acolhedora

Em julho do ano passado, a Prefeitura de Mandaguari implantou uma política pública que garante o direito à convivência familiar para crianças e adolescentes separados de suas famílias. Trata-se da lei 051/2019, que institui o Serviço de Acolhimento em Família Acolhedora, que será coordenado pela Secretaria de Assistência Social.

O programa é voltado para crianças e adolescentes afastados da família por medida de proteção e que serão encaminhados para residências de famílias acolhedoras que recebem e cuidam provisoriamente delas enquanto aguardam o retorno para suas famílias de origem.

Para se tornar uma Família Acolhedora é preciso fazer um cadastro na Secretaria de Assistência Social, residir em Mandaguari há pelo menos 2 anos, não ter interesse em adoção, ter disponibilidade afetiva e emocional, ser maior de 21 ano sem restrição de gênero e estado civil, ter a concordância de todos os membros da família, não ter passado por situação de luto ou perda recente e não apresentar pendências com a Justiça e com o Conselho Tutelar. Os cadastrados serão selecionados e depois capacitados para serem inseridos ao serviço.

Podcast

Na manhã desta terça-feira (18), a reportagem conversou com a assistente social Vilmara Gouveia Pereira, que atua no Família Acolhedora em Mandaguari.

Primeira entrevistada do podcast Agora FM Entrevista, Vilmara explicou o funcionamento do Família Acolhedora. Confira um trecho do episódio, a seguir:

Para ouvir o episódio na íntegra, no Spotify, clique neste link. 

Quer receber as principais notícias do dia na palma da sua mão? Clique aqui e entre agora em um de nossos grupos no WhatsApp!