Abril Azul: cadastro para moradores autistas completa dois anos neste mês

O cadastro para moradores diagnosticados com Transtorno do Espectro Autista (TEA), realizado pela Prefeitura de Mandaguari, completa dois anos neste mês, com 53 moradores cadastrados. A ação visa contabilizar o total de autistas que residem em Mandaguari e embasar o planejamento de projetos voltados para esse público.

O cadastro pode ser feito diariamente, das 7h30 às 11h30 e das 13h às 17h, na sede da SMS (Rua Zacarias de Vasconcelos, 366 – Centro), no setor de Assistência Social. Não é necessário retirar senhas na recepção da sede da SMS e não há limite de idade.

A Administração Muncipal iniciou o cadastro há dois anos, durante a campanha do Abril Azul, mês de conscientização sobre o autismo. “Esse cadastro é necessário para que possamos mapear todos os casos de moradores com autismo em nossa cidade. Isso vai agilizar as nossas ações”, afirma a secretária municipal de Saúde, Ane Lucena.

O cadastro pode ser feito por pais, familiares ou pelos próprios pacientes, em caso de moradores acima de 18 anos. É preciso apresentar documento pessoal, comprovante de residência e laudo médico.

DOCUMENTO EM MÃOS – Para moradores sem acesso à internet, a SMS também passa a realizar, a partir de sexta, a Carteira de Identificação da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista (CIPTEA), que pode ser feita pelo site do Governo do Estado. O atendimento será de segunda a sexta.

O documento digital facilita a identificação e a prioridade no atendimento em serviços públicos e privados, em especial nas áreas de saúde, educação e assistência social. No caso dos particulares, isso inclui supermercados, bancos, farmácias, bares, restaurantes e lojas em geral.

“É mais uma estratégia para possibilitar que esse público, ainda que não tenha acesso à rede mundial de computadores, tenha acesso a todos os direitos”, afirma Ane.

Fonte: Comunicação Social da Prefeitura de Mandaguari