O cooperativismo na história de Mandaguari: uma trajetória de progresso e desenvolvimento local

“Reunidos, pequenos tornam-se grandes”: Esse foi o pilar que motivou e impulsionou o desenvolvimento da nossa cooperativa na década de 80 e nos trouxe até aqui. Mas, diante dos 85 anos que a nossa amada cidade está completando, acredito que esse lema também pode ser aplicado a ela. Afinal, Mandaguari faz parte da história do Sicredi e o Sicredi faz parte da jornada desse tão querido município.

Perceber o cooperativismo como um dos motores para o progresso de Mandaguari e como benefício a tantas famílias ao longo da história, com a oferta de empregos, geração de renda e justiça social, me enche de orgulho e satisfação, pois sei que cada valor do sistema cooperativo sempre está a serviço da sociedade.

Fundada em 1937 pela Companhia de Terras do Norte do Paraná, nossa terra roxa e fértil atraiu muitos imigrantes, de outros estados e países, e com a produção cafeeira teve um crescimento rápido e constante. Nesse contexto, as cooperativas começaram a se formar na cidade e tiveram grande importância no desenvolvimento local.

Em 1985, num momento de dificuldades para os produtores rurais mandaguarienses, que enfrentavam juros altos, 34 agricultores se uniram para constituir a Cooperativa de Crédito Rural de Mandaguari, atual Sicredi Agroempresarial PR/SP, da qual sou presidente desde 2006. Com o objetivo de oferecer oportunidades aos cooperados e diminuir as taxas abusivas, a cooperativa impactou significativamente a economia local e promoveu acesso a crédito e investimentos.

Acreditando nesse modelo de negócio, os gestores municipais, bem como a comunidade, sempre apoiaram as cooperativas da cidade e contribuíram para que nessa amada terra o cooperativismo se arraigasse. Todo mundo conhece ou tem na própria família alguém ligado à uma cooperativa, direta ou indiretamente, e confia nesse sistema que visa a equidade, gestão democrática, profissionalismo e solidariedade.

Lembro-me com carinho da minha infância, juventude e construção da minha família em paralelo ao progresso de Mandaguari. Foi nessa cidade que decidi crescer e trabalhar, contribuindo para tornar nosso município ainda melhor. Em 1997, quando fui convidado para coordenar o Conselho Fiscal da Sicredi, dei um passo desafiador em minha trajetória, mas sabia que poderia apostar minhas fichas nessa cidade que sempre ofereceu um solo fértil ao cooperativismo.

Quando olho para trás, percebo uma Mandaguari que abriu espaço ao nosso modelo de negócio e incentivou a construção de uma sociedade mais próspera e igualitária. No entanto, quando olho para o futuro, consigo ver uma cidade que crescerá ainda mais, promovendo o bem-estar de sua população e se desenvolvendo em parceria com as cooperativas da cidade, da qual a Sicredi tem orgulho de contribuir com afinco.

Se depender de nós, o progresso da nossa amada cidade será cada vez maior! Que Deus continue abençoando nosso município.

Parabéns, Mandaguari! Muito sucesso e prosperidade!

Agnaldo Esteves
Presidente da Sicredi Agroempresarial PR/SP