À moda antiga

Quem anda com frequência pelo Jardim Esplanada certamente deve ter se deparado com as miniaturas de Jamil Santos, morador da Rua José Miranda dos Santos. Nascido em Mandaguari no ano de 1958, filho de um ferroviário e uma dona de casa, ele começou a fabricar brinquedos por diversão quando tinha 11 anos. “Os trenzinhos eu me inspirei no meu pai, que era ferroviário e trabalhava em Londrina, e eu aprendi a fazer sozinho”, conta. O pai de Jamil trazia projetos de trens de Londrina, Apucarana e Cornélio Procópio, que o filho começou a usar para a produção das miniaturas.

Santos pegou o gosto pela coisa, e por intermédio e ajuda de um piloto de avião, que trabalhava no aeroporto de Londrina, começou também a fazer miniaturas de aviões. Como era algo mais complicado e elaborado ele conseguiu uma revista detalhando passo a passo e os materiais necessários para a confecção do brinquedo.

Muitos anos se passaram, e o artesão teve que deixar sua arte de lado para trabalhar em outra profissão. Como não sobrava muito tempo ele fazia peças à parte para deixar em sua casa. Há seis anos, Jamil conseguiu se aposentar, e voltou com tudo à sua arte, se dedicando completamente a ela, que deixou de ser um passatempo para virar também uma ajuda financeira em casa.

Mesmo se dedicando integralmente a isso, Jamil não consegue fazer brinquedos em grande escala, pois ele trabalha sozinho e tem suas próprias ferramentas manuais de trabalho. Por isso ele prefere sempre vender os brinquedos a pronta entrega quando há estoque. “Quando tinha bastante brinquedo a pronta entrega eu já vendia todos muito rápido,  mas eu parei de fazer por pedido porque não consigo atender a todos, é mais pra pronta entrega mesmo”, explica.

O artesão consegue fazer até quatro brinquedos por semana, e depende também de um fator primordial para que sua obra fique pronta, o clima. “No sol e calor eu consigo montar três aviões e uma locomotiva em um mês. Sem a pintura e os detalhes eu demoro uma semana para fazer cada um. São várias etapas e várias camadas de tinta para que o brinquedo fique pronto”, explica.

Miniaturas feitas por Jamil Santos. Foto: Ariane Bravo/Agora Comunicação

Os brinquedos produzidos pelo mandaguariense fazem sucesso na região toda e até em outros estados. Apesar disso, seus brinquedos fazem sucesso na região toda e até em outros estados. “Eu vendo para todo o Paraná, e já vendi para Mato Grosso do Sul, São Paulo e outros estados. O período que vendo melhor é de setembro a dezembro que é a época de dia das crianças e Natal”, relata.

Uma de suas fontes de inspiração e melhor amiga é uma rede social muito usada por artistas chamada Pinterest. O aplicativo é famoso por conter fotos e vídeos de diversos temas, mas também é usado para aprender a fazer diversas coisas. “Eu utilizo muito o Pinterest, ele me ajuda a ter inspirações de novos modelos de brinquedos, como fazer e quais materiais utilizar. A internet me ajuda bastante, porque às vezes tenho algumas dúvidas e é só pesquisar que encontro o que eu queria”.

Hoje com 64 anos, Jamil pretende continuar fabricando e vendendo seus brinquedos de forma artesanal ainda por muitas décadas, para continuar fazendo a alegria da criançada mandaguariense.