Professor Massa completa 8 anos ensinando Karatê em Mandaguari

Em 2024 Roberto Massahiro, mais conhecido como professor Massa, completa 8 anos dando aulas e ensinando uma arte marcial milenar, o Karatê. O Karatê é uma arte marcial japonesa desenvolvida a partir da arte marcial indígena de Okinawa, sob influência da arte da guerra chinesa, das lutas tradicionais japonesas e das disciplinas guerreiras japonesas. É uma luta e esporte que exige calma e disciplina e ensina a ter autocontrole.

Dos 21 anos formado em Educação Física, 8 deles é como professor deste esporte, seja em academias ou por projetos sociais. “Olha, já fazem 21 anos que estou formado em educação física, mas como professor de Karatê já fazem 8 anos, desde 2016 eu dou aulas.

Graduei minha primeira aluna na faixa preta no fim do ano passado, essa aluna é a Luana Casarotti que, aliás, atende na Comunidade Social Cristã Beneficente do Dr. Osvaldo. Ela também dá aulas lá e treina conosco. Quando estou ocupado e não posso ir é ela que assume as aulas na academia e para mim ela é meu braço direito”, conta o professor Massa.

Sobre o Karatê ele conta como é o estilo e a troca de faixas que acontece sempre que um aluno eleva um nível na luta. “Cada estilo tem o seu padrão e sua sequência, o Shotokan tem algumas variações dentro do próprio estilo de luta e isso depende muito da federação, do estilo e da linhagem do Karatê. Nós falamos que a faixa preta é o primeiro passo dentro do Karatê, é o Shodan, que nada mais é que o grau atribuído àqueles que logram atingir o grau de proficiência em artes marciais japonesas, conferindo-se-lhes a faixa da cor preta. É o primeiro Dan e aí, da faixa preta em seguida, vai subindo-se os Dans, os graus da luta”, explica.

Em Mandaguari o Karatê surgiu há décadas atrás, ele foi trazido por um professor da região que ensinou e formou outros mestres, que foram os precursores do esporte na cidade. “O precursor do Karatê aqui em Mandaguari foi o Mestre Nibble, ele foi aluno do Mestre Borjão, que era de Apucarana, e que foi aluno do Mestre Oshiro. O Mestre Carlão foi aluno do Mestre Aníbal e depois que ele foi para a Federação Brasileira de Karatê, o Aníbal ficou como responsável da tradicional e se criou a academia Águia Negra.

Infelizmente o Carlão veio a falecer em 1993, vítima de um acidente de trânsito, e foi um baque para todo mundo do esporte. Ele era Secretário de Esporte de Mandaguari e estava voltando de Cambira, dos Jogos, quando se acidentou e veio a falecer. Com isso o Sensei Odair, que foi o meu sensei também, assumiu a direção da Águia Negra e está até hoje na direção”, conta ele.

Massa conta também um pouco da sua trajetória no esporte: “Já eu segui para o lado da Federação do Sensei Carlão, que é a Federação Branco de Karatê. Não rompi, mas não faço mais parte da Águia Negra e atualmente nós criamos a Massa Dojô, onde seguimos até hoje”.

Atualmente cerca de 50 alunos mandaguarienses treinam Karatê com o professor Massa e há muitos motivos que levam alguém a se interessar e começar a treinar. “Os principais motivos para procurarem o Karatê é a questão da saúde, de praticar um esporte, defesa pessoal e também muitas mães querem colocar seus filhos no esporte para que eles tenham disciplina, não é que o Karatê impõe isso, é que para treinar é necessário ter disciplina. Uma das regras do Karatê é conter o espírito de agressão”.

Além de dar aulas na Academia Corpo e Saúde, em parceria com a empresária e proprietária Marisa Feijó, Massa também desenvolve um trabalho social na Comunidade Social Cristã Beneficente do Dr. Osvaldo e dá aulas para as crianças da comunidade. Quem se interessar pode entrar em contato com eles pelo número (44) 3233-4700 ou entrar em contato com a academia pelo número (44) 3233-2929.