Obras do novo PAM dão início

Neste mês de abril começou a construção do novo Pronto Atendimento Municipal (PAM) de Mandaguari, após uma longa espera. A informação foi confirmada pela prefeita Ivoneia Furtado e já se pode ver o começo da obra na Avenida Padre Max Kaufmann, na BR-376 ao lado do Almoxarifado Municipal, onde irá ficar o novo pronto atendimento.

A apresentação do projeto final foi realizada no dia 21 de março de 2023, há um ano atrás, e contou com a presença dos vereadores, o Conselho Municipal de Saúde, das Secretarias de Urbanismo, Serviços Públicos e em colaboração com a empresa MEP Arquitetura e Planejamento, de Londrina, responsável pela elaboração do projeto. Porém os certames e a licitação só foram oficializadas e terminadas neste ano.

De acordo com o projeto apresentado o novo PAM será construído em um terreno com área total de 3,1 mil metros quadrados, o edifício terá dois andares, sendo o térreo destinado ao atendimento dos pacientes e o pavimento superior reservado para as áreas administrativas.

O projeto contempla áreas específicas para o atendimento de pacientes adultos e infantis, com duas recepções distintas, consultórios exclusivos (seis para adultos e dois para crianças), leitos de emergência (três para adultos e dois para crianças), leitos de observação (16 para adultos e cinco para crianças) e sala de medicação (20 leitos para adultos e 10 para crianças).

Para pacientes que necessitam de isolamento, estão previstas quatro suítes com banheiros individuais e um sistema de exaustão próprio em cada uma, totalizando 13 metros quadrados de área cada. Além disso, o projeto inclui vestiários para funcionários no térreo e seis quartos no piso superior para médicos, motoristas e enfermeiros.

No dia 6 de julho de 2023 a Prefeitura de Mandaguari realizou uma audiência pública sobre a construção do novo PAM. A audiência foi aberta ao público, com transmissão ao vivo pelo facebook da Prefeitura, e aconteceu na Câmara Municipal. Nela foi comentado sobre o andamento do projeto e como estava o processo licitatório. O objetivo, conforme a Administração Municipal, é que a população conhecesse o projeto arquitetônico do novo prédio e saber como será realizado o financiamento da obra, orçada em R$ 22 milhões.

Durante a audiência pública a prefeita Ivoneia Furtado destacou a importância da realização desta audiência: “É um espaço de diálogo em que o mandaguariense pode acompanhar, com total transparência, como pretendemos financiar a construção do novo PAM. Essa obra, que integra o nosso plano de governo, vai melhorar e ampliar os serviços em Saúde em Mandaguari”.

Na sexta-feira (12) a reportagem do Portal Agora foi até o local, onde irão construir o novo Pronto Atendimento Municipal (PAM), para ver como anda o começo da obra, que se iniciou em março. Por enquanto foi feita somente a terraplanagem do local e um container, com ferramentas e aparelhos, foi montado para que os funcionários, que irão trabalhar na obra, usem. Em breve haverá mais atualizações da obra.