Especial: Farmácia Sul América encerra suas atividades

Matéria publicada na edição 402 do Jornal Agora

Tradicional estabelecimento funcionava a quase 80 anos em Mandaguari


Em pequenas cidades do interior, como Mandaguari, é comum encontramos estabelecimentos comercias que atravessaram décadas funcionando, quase sempre no mesmo lugar, que se confundem com a história do município que se tornam pontos de referências.

Em Mandaguari um desses casos é a Farmácia Sul América, localizada na Avenida Amazonas, desde a sua fundação, ainda nos primeiros anos do município, que recentemente encerrou suas atividades.

A farmácia foi adquirida pela família Rodrigues Gomes que residia no interior do estado de São Paulo, na década de 1940. Conforme algumas informações o patriarca, o senhor Antônio Rodrigues Gomes, queria presentear o filho mais velho, Orlando Rodrigues Gomes que estalava se formando na profissão.

A princípio o pai queria comprar um estabelecimento na cidade de São Paulo, contudo ao chegar na capital paulista, durante uma conversa com uma pessoa no hotel em que estava hospedado, ele teria contado os planos e esse aconselhou que o Antônio investisse numa região que estava começando e possuía muitas oportunidades, o Norte do Paraná.

Farmacia Sul América – 1950 – Na foto, da esquerda para a direita, Orlando Rodrigues Gomes, Plinio Santos e Dr. Oripes Rodrigues Gomes (Foto do Livro Mandaguari Sua História Sua Gente)

Essa pessoa teria comentado que na cidade de Mandaguari, teria uma farmácia a venda. Ao desembarcar em solo paranaense, encontrou alguns conhecidos, como a família do ex-prefeito Alexandre Elias Nascif, o Xandú. Com a perspectiva de poder prosperarem em um lugar que estava dando os seus primeiros passos a família toda se mudou para Mandaguari.

Nesses anos iniciais, vale ressaltar que por muitas vezes o farmacêutico era o “médico” de confiança de muitas famílias, era o profissional que realmente tratava dos males corriqueiros de saúde e a farmácia era o consultório, o ambulatório, o Pronto Socorro da comunidade.

Anos depois foi a vez do filho mais novos dos Rodrigues Gomes se formar na área de odontologia, para isso do lado da farmácia foi aberto um consultório. No local durante anos atendeu o Dr. Oripes, pessoa que estaria envolvido na fundação das cooperativas, Cocari e Colari e do Clube Recreativo.

A Farmácia Sul América ficaria com Orlando Rodrigues Gomes até meados da década de 1970, quando o estabelecimento passara a ser comandado por Francisco De Canini. Nessa época conforme algumas informações levantadas, a farmácia também manipulava medicamentos.

Em julho de 1984 a farmácia foi comprada pelo também farmacêutico recém-formado, Élio Ribeiro Marques, na época Mandaguari tinha apenas cinco farmácias.

Nesses quase 40 anos que ficou à frente do estabelecimento, Marques relata que os tempos mudaram e ficou mais difícil com a chegada das grandes redes, mas que isso faz parte da evolução do comércio. “Lembra quantos secos e molhados havia na Avenida? Essa é uma realidade do crescimento das cidades”.

“Há um tempo determinado por Deus para todas as coisas. A farmácia Sul América foi uma grande benção na minha vida, fechamos a farmácia, mas o que fica são os amigos e clientes que fizemos no decorrer destes 38 anos. Gostaria de agradecer a todos os colaboradores e clientes que fizeram parte da história da farmácia Sul América. Gratidão é a palavra que fica em nosso coração”, finaliza Élio.