Em busca do sonho

Reportagem publicada na 377ª edição do Jornal Agora

J. Peres é o nome artístico adotado pelo jovem João Pedro Peres no meio artístico. Com apenas 15 anos, ele já lançou um single – termo usado na indústria da música que se refere a uma canção fora de álbum ­– em plataformas de streaming e se destaca em sua carreira profissional.

Nascido em Maringá, Peres passou boa parte de sua infância em Mandaguari e tem laços profundos com a cidade, pois grande parte de sua família ainda reside na cidade.

Ao Jornal Agora, ele contou em entrevista como é se dedicar à música.

Como surgiu o seu gosto pela música?

Eu comecei fazendo aula de violão quando criança, minha avó que me colocou nas aulas, e de início eu não gostava porque me sentia pressionado e fiz só um ano. Com o tempo fui aprendendo a tocar algumas músicas por iniciativa própria, só para testar mesmo, e aí comecei a gostar e voltei a fazer aula com 11 anos de idade. 

Quando você descobriu que tinha aptidão pra música? 

Eu acho que foi quando eu comecei a fazer aula de canto dois anos atrás. Só cantava em casa e com meus familiares e vi que precisava melhorar. Minha professora me incentivou a continuar cantando e tentar ser cantor e eu peguei gosto por isso. 

Você já tem alguma composição própria?

Ainda não, mas tenho uma música de trabalho música de trabalho. Quem escreveu foi a compositora Wynnie Nogueira, e a canção se chama “Moderninha”. Nós a lançamos em todas as plataformas digitais.

Quais serão seus próximos passos na sua carreira? Há um planejamento?

Eu continuo melhorando nas aulas de canto e violão todas as semanas e estou aprendendo mais a tocar para o público, por isso estou saindo mais e tocando em bares e outros lugares para colocar tudo o que aprendi em prática. 

Atualmente, em qual artista você se inspira para cantar?

Eu me inspiro muito no cantor sertanejo Sorocaba, da dupla Fernando e Sorocaba. Ele compõe muito e tem uma história bem grande na música e sou muito fã dele. 

Com 15 anos, você ainda está em idade escolar. Como é conciliar a música com os estudos?

Tento pegar firme e continuar estudando sempre. Apesar da rotina com a música. Uma coisa não anula a outra.