Como planejar as metas de forma eficaz e tirá-las do papel

Artigo escrito por Natália Aparecida Labbado da Silva, para o Jornal Agora

Chegamos ao período do ano que se fala muito em metas para o novo ano, você costuma fazer isso? Nessa época tendemos a refletir sobre como foi o nosso ano atual, fazemos retrospectivas, algumas pessoas planejam mudanças e traçam metas.

Esse tempo é muito importante sim, porque é o momento que as pessoas param para pensar como foi o seu ano, o que aconteceu ao longo dele, o que marcou, o que precisa ser melhorado, pois, muitas pessoas só vão vivendo e não se dão conta de tudo que passou ao longo de 365 dias.

Mas, porque você vai fazer metas de ano novo? Qual o motivo de fazê-las? Porque você quer mudar? Como saber se devo mudar? Sua satisfação é o seu termômetro! Isso tem que estar claro para você e não querer fazer as metas só porque todo mundo faz.

No entanto, tem metas que não dependem do calendário, por isso você pode aplicar tudo que está escrito aqui imediatamente. O ser humano constantemente encontra-se querendo mudança, por estar insatisfeito onde está e desejando o melhor, almejando chegar ao lugar que acha ser o ideal.

Porém, quando falamos em ter metas, de querer que o ano seja diferente, na maioria das vezes o ano se inicia, os desejos estão listados e depois tudo permanece igual, sabe por quê? Porque as pessoas costumam ter excesso de metas, sabe quando temos a ambição de querer fazer várias coisas e não conseguimos fazer nada? Por isso o ideal é não ter excesso de ambição, pois pode lhe causar a falta de motivação, são tantas coisas que não consegue fazer nada. Outra coisa também que acontece é a empolgação inicial, no começo estamos super animados com a listagem, mas essa empolgação acaba e junto com ela a prática também, porque estar na zona de conforto mesmo que você não deseja, é beneficial, em muitos casos é mais fácil viver no automático do que mudar.

Então se aí dentro de você existe esse desejo de mudança, faça de 2022 o ano da mudança!  Mas se para você é difícil fazer metas mensais ou anuais, vamos fazer diferente, faça elas semanais, lembre-se de não ter ambição.

O primeiro passo quando falamos em mudar, é algo que requer planejamento, no sentido de você parar observar qual área da sua vida você deseja mudar, o que quer melhorar? Quais são seus objetivos principais?

Aqui deixo algumas sugestões:

– Aspectos pessoais: Saúde e disposição? Equilíbrio emocional?

-Qualidade de vida: Hobbies e diversão? Espiritualidade?

-Profissional: Aperfeiçoamento? Recursos financeiros?

-Ou de relacionamentos: Família? Vida social?

Avalie com uma nota de 0 a 10 para todos os itens e veja qual você precisa trabalhar, qual foi o que teve a menor pontuação, análise e comece! Lembre-se de priorizar o que for mais importante para você.

Ao iniciar a preparação para essa mudança, de início não se cobre, eu gosto de relacionar assim, imagina que você é destra e sempre escovou dentes com a mão direita, em certo momento você precisa utilizar a mão esquerda, isso vai precisar de esforço e persistência para você aprender, do mesmo modo é mudança, não queira fazer uma semana e pensar que é suficiente. Dê pequenos passos, mas não pare! Não se compare com os outros, se for para se comparar, se compare você com você mesma.

A partir do momento que analisou qual área da sua vida que precisa trabalhar, comece com metas claras e objetivas, nada de algo exagerado que corra o risco de não conseguir, então as anote, mas deixe-as bem claras para você, porque quer fazer? É algo que você faz sozinha ou acompanhada? Com quem ira fazer? Como? Quando? Quantas vezes na semana? Qual horário? Qual local para estar realizando? Quanto tempo? Quais recursos que eu preciso? Quanto mais visível for sua meta, mais fácil de ser atingida.

Assim que colocar em prática, o medo, a insegurança, a falta de ânimo, procrastinação vão aparecer pode ter certeza disso, mas isso não será o empecilho, faça hoje e continue amanhã, se não conseguir continue depois de amanhã, mas não pare!

Outra coisa, não espere a segunda-feira para você traçar/realizar suas metas e mudar seus hábitos, quando fazemos isso é uma forma de nos autossabotar, porque chega à segunda-feira e você deixa para a outra, não tenha isso em mente, o melhor dia é hoje! O melhor momento é agora! Você pode utilizar essas informações tanto para planejar suas metas semanais, como também para as mensais, vai adaptando conforme a sua necessidade!

Arrisque-se, transforme seus desejos em metas, vá atrás deles com persistência, lide com a realidade da vida para quando as coisas derem erradas!

“Se você não consegue fazer coisas grandiosas, faça pequenas coisas de maneira grandiosa” – Napoleon Hill.

Natália Aparecida Labbado da Silva, psicóloga clínica CRP 08/28940. Atendimento para jovens e adultos.