Vettel diz que não tem nada a provar e será esquecido como Fangio: “Jovens não conhecem”

Contratado pela Aston Martin para a temporada 2021 da Fórmula 1, o tetracampeão Sebastian Vettel deu uma polemizada ao comentar sobre as dúvidas dos críticos em relação à sua carreira. Depois de fracassar na tentativa de fazer a Ferrari campeã, o alemão não teve o seu contrato renovado, e agora, na nova casa, garantiu que está preocupado apenas com ele próprio e, para explicar isso, disse que o pentacampeão dos anos 1950 Juan Manuel Fangio é esquecido pelos mais jovens.

– Não estou interessado no que as pessoas pensam. Do contrário, você sempre estará preso ao passado e ainda dirá que Juan Manuel Fangio é o senhor e salvador de todos os pilotos. Sem dúvida ele era muito, muito especial. Mas se você perguntar a um jovem de 15 anos que é Juan Manuel Fangio, acho que eles não conhecem. Isso é bom. O tempo vai passar. E especialmente hoje em dia, provavelmente Fangio teve um legado mais longo do que qualquer um de nós jamais terá, independente da quantidade de vitórias e assim por diante. E isso é bom. É bom seguir em frente e seguir em frente. Portanto, tenho quase certeza de que, quando me despedir da Fórmula 1, serei esquecido muito rapidamente, e tudo bem – disparou.

Vettel disse ainda que apenas está concentrado em entregar bons resultados à Aston Martin, que no ano passado, ainda como Racing Point, terminou no quarto lugar no Mundial de Construtores, com uma vitória de Sergio Pérez no GP de Sakhir:

– Não estou muito preocupado em provar um ponto de vista para as pessoas, e realmente apenas me concentrar na minha própria parte, que está bem na minha frente sou eu mesmo. É mais uma questão de deixar claro para a equipe, para mim mesmo, do que para as pessoas. Nosso mundo está se movendo muito rápido, e o mundo tem que se mover rapidamente, o que é saudável e bom.

Com 53 vitórias, Sebastian Vettel é o terceiro maior vencedor da história da Fórmula 1, apenas atrás de Michael Schumacher (91) e Lewis Hamilton (95). No entanto, o alemão não ganha nenhuma corrida desde o GP de Singapura de 2019.