Time da Segunda Divisão da Argentina treina sem autorização, AFA abre investigação, e clube se desculpa

A Associação do Futebol Argentino (AFA) informou que vai abrir uma investigação contra o Deportivo Riestra, pequeno clube de Buenos Aires e que disputa a Segunda Divisão do país. Nesta quarta, a emissora “TyC Sports” publicou vídeos de treinamentos da equipe em seu estádio, o Guillermo Laza.

Nas imagens, é possível perceber um treinamento com grupos entre seis e sete jogadores. De acordo com a emissora, as atividades têm ocorrido há um tempo e ocorrem por volta de três vezes por semana. Apenas atletas que têm permissão para circular na cidade participam. Diante da repercussão, o clube pediu desculpas

Em seu comunicado, a AFA reitera que o treino foi feito sem autorização da entidade e das autoridades sanitárias. Além disso, a associação reforça que a responsabilidade da saúde das pessoas que participaram do treinamento é apenas do Deportivo Riestra.

A AFA também citou o decreto federal que proíbe atividades físicas individuais ou grupais ao ar livre até o próximo dia 7 de junho. Pouco depois da nota da entidade máxima do futebol argentino, o clube se manifestou. O Deportivo Riestra disse que os treinos não foram feitos com autorização dos dirigentes da equipe, mas entende que está sujeito a punições.

– Que a eventual violação do isolamento obrigatório será objeto de sanções institucionais, nos colocamos à disposição das autoridades esportivas, administrativas e judiciais para investigar tal conduta, que se for comprovada, nos impõe a obrigação moral de oferecer à comunidade em geral, e todo o âmbito do futebol federado em particular, nossas mais sinceras desculpas – comunicou o Deportivo Riestra.

O Deportivo Riestra estava na quarta posição do Grupo B da Segundona da Argentina, que lhe renderia uma vaga no mata-mata do acesso, quando o torneio foi paralisado, ainda na metade de março.

No entanto, no fim de abril, a AFA anunciou o fim da temporada e decretou que não haverá rebaixamentos até 2022. Os acessos às divisões superiores estão mantidos. No entanto, a entidade espera definir os clubes que subirão de divisão em campo.