Pai e filho são campeões mundiais de Capoeira em Curitiba

Os atletas Kauê Eduardo Caldeira Alves, de 13 anos, e Caio Kalil Caldeira Alves são campeões mundiais de capoeira. O campeonato aconteceu no último final de semana em Curitiba e contou com atletas nacionais e internacionais.

Kauê conquistou no último sábado (28) o 11° Campeonato Mundial de Capoeira Muzenza na categoria juvenil, 13 à 15 anos, e foi o primeiro colocado na disputa.

Caio Kalil Caldeira Alves, conhecido no mundo da capoeira como professor Faísca, foi o segundo colocado no campeonato na categoria Instrutores e Professores.

Caio é natural de Mandaguari e morou por muitos anos na Vila Vitória, atualmente ele mora em Ponta Grossa e mantém um trabalho social de capoeira para crianças carentes.

“Meu início na capoeira foi aos 10 anos de idade no barracão da Vila Vitória, naquela época não existia grupo e treinavamos com pessoas que já tinham treinado capoeira em outros locais. Minha tia, Lourdes Soares Caldeira, começou a treinar capoeira em Jandaia do sul no Grupo Muzenza com o monitor sumo na época, um dia me convidou para ir fazer uma aula experimental e assim foi e desde então nunca mais deixei o Grupo Muzenza e a capoeira. Atualmente já são aproximadamente 25 anos de prática e em Ponta Grossa mantenho um trabalho social voltado para as crianças carentes na Associação de Moradores do Parque Tarobá, o Grupo Muzenza de capoeira existe no mundo inteiro e é um dos maiores grupos de capoeira do mundo. Em Ponta Grossa somos dois representantes do grupo, eu e o mestre Polaco”, conta Caio.