Kawhi e George lideram, e Clippers fazem 3 a 2 nos Mavs com maior pontuação da história da franquia

Quem esperava um épico capítulo 5 no embate de Luka Doncic contra Kawhi Leonard na série entre Dallas Mavericks e Los Angeles Clippers, acabou vendo uma partida absolutamente desequilibrada. O L.A. Clippers, segundo colocado do oeste, se impôs sobre o Dallas Mavericks, sétimo na conferência, numa noite em que o fenômeno Luka Doncic sentiu a ausência de uma ajuda importante, foi simples mortal e não conseguiu evitar a derrota de sua equipe por 154 a 111. Essa foi a maior pontuação da história dos Clippers numa partida da NBA. Terceira maior de um jogo de playoff em todos os tempos.

A ausência do letão Kristaps Porzingis foi muito sentida pelo Dallas, amplamente dominado nos rebotes e constantemente exposto no garrafão. Kawhi Leonard e Paul George aproveitaram para darem aos Clippers uma vitória contundente, abrindo 3 a 2 na série.

Kawhi comandou o time em raros momentos de dificuldade, anotando 32 pontos, 7 rebotes, 4 assistências, 1 roubada e 1 tocos. George se redimiu da série ruim que vinha fazendo ao contribuir com 35 pontos. Montrelz Harrell teve 19 pontos e 11 rebotes. Nos Mavericks, mesmo sem brilho Doncic foi o melhor do time, com 22 pontos. Tim Hardaway Jr. adicionou outros 19.

Mavericks sentem a ausência de Kristaps Porzingis

Com uma lesão no joelho direito, o letão foi desfalque impotante para os Mavericks. A equipe sentiu a ausência do jogador, sendo dominada no garrafão ao perder a batalha dos rebotes (49 a 31) e ceder 44 pontos na área pintada. Porzingis ainda é dúvida para o jogo 6.

Paul George acorda na série

Paul George vinha com média de 15.3 pontos e apenas 29% de aproveitamento dos arremessos em 4 jogos na primeira rodada dos playoffs. Nessa terça-feira, o finalista da última eleição para MVP acordou e infernizou a vida dos Mavericks com 30 pontos e 64% de aproveitamento dos arremessos. Primeiro jogador a marcar pelo menos 35 pontos em menos de 25 minutos em um jogo de playoff desde 1975.

Recorde de bolas de três para os Clippers

Com 22 bolas de três na partida (22-35, 63%), o time quebrou seu recorde de arremessos de fora convertidos em uma partida de playoff. Marcus Morris e Paul George tiveram 4 bolas de três cada.

AGENDA DA SÉRIE

(2º) LA Clippers 3 x 2 Dallas Mavericks (7º)

Jogo 1: Clippers 118 x 110 Mavericks

Jogo 2: Clippers 114 x 127 Mavericks

Jogo 3: Mavericks 122 x 130 Clippers

Jogo 4: Mavericks 135 x 133 Clippers

Jogo 5: Clippers 154 x 111 Mavericks

Jogo 6: Quinta-feira (27/08) Mavericks x Clippers, 22h

Jogo 7*: Sábado (29/08) Clippers x Mavericks, a definir

O JOGO

1º Quarto – Clippers saltam na frente com início impecável

Enérgicos, elétricos, assertivos e com Kawhi Leonard soberano na condução da equipe, o Los Angeles Clippers agrediram os Mavericks com uma blitz impressionante no primeiro quarto. Sem Kristaps Porzingis, o time texano era torturado no garrafão e via o rival emplacar uma vantagem de 15 pontos ainda no primeiro quarto.

Luka Doncic conseguia produzir, mas não era brilhante. Paul George, que nos quatro primeiros jogos da série havia decepcionado, aparecia muito bem, com 9 pontos, ajudando a manter a superioridade dos Clippers, que tinham excelente aproveitamento dos arremessos e foram para o segundo quarto vencendo por 41 a 22.

2º Quarto – Clippers mantêm foco ofensivo e domínio sobre os Mavericks

Os Clippers venciam se impondo no garrafão e sendo superiores nos rebotes. Foi justamente o ala-pivô Montrelz Harrell quem incomodou os Mavericks no início do quarto. Não precisava ser “big man” para participar do banquete no garrafão do Dallas. Lou Williams infiltrava e deixava sua contribuição. Doncic não tinha brilho e por alguma razão os Mavericks pareciam fadados à derrota.

Com uma bola de três de Hardaway Jr. e uma enterrada de Maxi Kleber, o Dallas ganhava um pouco de ânimo, cortando a vantagem dos Clippers de 22 para 16 pontos. Mero fogo de palha. Reggie Jackson, de mão calibrada, e Marcus Morris, carimbavam uma sequência de 11 a 0 no adversário, fazendo a vantagem dos Clippers decolar para 27 pontos.

3º Quarto – Mavericks perdem a cabeça e Clippers encaminham vitória

No início do período, a vantagem dos Clippers passava dos 30 pontos. Frustrado, Tim Hardaway Jr. perdia a cabeça e na tentativa de um toco deixava a mão no rosto de Paul George, recebendo uma falta flagrante 1.

Paul George se estabelecia como destaque da noite, e visivelmente desmotivado, Doncic via seu treinador Rick Carlisle ser expulso por causa de uma expulsão. Ao fim do terceiro quarto, os Clippers venciam por 111 a 86.

4º Quarto –

Apesar da imensa vantagem, os Clippers mantiveram alguns jogadores chave na partida, no começo do período. Uma bola de três de George a 8 minutos do fim com o jogo em 34 pontos de diferença foi sinal verde para o técnico Doc Rivers tirar seus medalhões de quadra. Dos jogadores importantes, só Harrell permanecia em quadra. No fim, vitória fácil dos Clippers por 154 a 111.