Brasil começa a treinar em Portugal; conheça CT em Rio Maior que é referência internacional

Os 72 atletas brasileiros que embarcaram para Portugal na sexta-feira, na primeira etapa da Missão Europa custeada pelo COB (Comitê Olímpico do Brasil), iniciaram neste domingo as atividades no Centro de Treinamento de Rio Maior, cidade que fica a 75km de Lisboa.

A seleção brasileira de judô fez sua primeira sessão conjunta no local. Na segunda-feira, o grupo parte para outra sede, em Coimbra. Mas por que o CT de Rio Maior se tornou tão atraente para o Brasil?

A instalação está na lista de mais desejadas do COB, de confederações e atletas do país há anos, e também será base da aclimatação nacional para as Olimpíadas de Paris, em 2024. O centro tem um parque aquático com duas piscinas (uma de 50m e outra de 25m) e plataformas de saltos.

Além disso, dispõe de um estádio (com uma pista de atletismo certificada), um ginásio multiuso e quadras de tênis, campo de futebol e espaços para combate. Quem escolhe treinar no local pode se alojar nas instalações.

– As condições de treinamento no Rio Maior Sports Centre são as melhores possíveis. Nossos atletas terão tranquilidade e segurança para retomarem sua preparação visando os Jogos Olímpicos de Tóquio: hospedagem, alimentação e toda uma estrutura de apoio, montada em conjunto pelo COB e pelos profissionais do complexo esportivo de Portugal – comentou o presidente do COB, Paulo Wanderley.

No passado, o centro de Rio Maior recebeu as equipes brasileiras de esportes aquáticos antes dos Campeonatos Mundiais de Kazan, em 2015, e de Budapeste, em 2017.

– A primeira vez que estive aqui foi em 2010. Agora, passados dez anos, eles evoluíram muito. As instalações têm uma qualidade ainda maior, com aparelhos de musculação e estrutura de fisioterapia mais modernos. E uma das coisas que mais chama a atenção neste CT é o tratamento dos funcionários, que têm um carinho especial pelos atletas e providenciam tudo que você precisa – disse Marco Antônio La Porta, vice do COB e chefe da Missão Europa.