Aproveite os benefícios que os exercícios físicos apresentam em dias de tempo frio

O período de tempo frio está chegando e diversas  vontades afloram com mais frequência. Surgem vontades como o de dormir mais, comer e beber mais do que se faz necessário, principalmente alimentos altamente calóricos. Estas ações trazem, como consequência, a diminuição ou a inatividade física.

Neste período de tempo frio surgem quatro perguntas,  que detalharei ao longo deste texto:

– É melhor malhar no frio ou no calor?
– É mais fácil emagrecer no frio ou no calor?
– Como fazer para malhar no frio?
– Por que queimamos mais calorias no inverno?

Antes de tudo, é preciso expor alguns benefícios pré-estabelecidos que nos mostram, de forma contundente, os benefícios que se terá em relação a treinar em tempo frio.

São eles:

1.    maior gasto calórico (o corpo precisa  se manter em equilíbrio e, para que isto ocorra, gasta-se mais energia);

2.    queima mais os excessos da alimentação (com o frio fica inevitável o exagero, logo, o exercício ajuda a controlar  a saciedade, o controle alimentar);

3.    o treino é mais tranquilo (o desgaste físico se torna menor e,  consequentemente, se torna mais rápido a recuperação do sistema muscular);

4.    combate a Depressão e o mau humor  (o fato gerador é o de ficar mais em casa e ter menos atividades físicas. Assim, o exercício se torna um ótimo recurso para o controle do desequilíbrio psicológico);

5.    equilibra o sono (dormir com mais qualidade não significa dormir mais, e, sim, conseguir descansar corpo e mente);

6.    afasta o sedentarismo (melhora diversas alterações causadas pela inatividade física);

7.    o metabolismo acelera (ajuda, principalmente, no emagrecimento e no acrescer de ânimo para ações de nosso cotidiano);

8.    diminuição de dores musculares  e articulares  (ajuda na diminuição da rigidez do músculo articular causada pelo frio).

Estes benefícios demonstram a importância da continuidade das atividades físicas, que são feitas, normalmente, em períodos com temperaturas mais quentes. Pensar só em  projeto “Verão” torna-se uma péssima atitude.

Levando em consideração – Os benefícios de se treinar no período de frio, vale ressaltar que o maior gasto calórico é causado pelo desafio do corpo em manter a sua própria temperatura. 

É possível concluir que se torna mais  fácil emagrecer neste período, mas é preciso ter uma boa rotina quanto a alimentação e ao exercício físico.

No tempo do frio é visível a melhora na sensação do bem estar após um período de adaptação; tudo é uma questão de, nas primeiras semanas, estar disposto a lutar contra as vontades e os desejos que surgem.

Poderá, portanto, advir a dúvida sobre quais exercícios realizar. Assim deve-se procurar Exercício  físico que estimulem a parte cardiorrespiratória sem deixar de lado o bom aquecimento, o fortalecimento muscular e a  flexibilidade. Estas são algumas capacidades de grande importância para a execução das atividades diárias .

O que muda, nesta época, é que se deve ter mais cuidado no momento de escolher os exercícios físicos, que serão praticados no tempo do frio, e dar grande importância à hidratação, pois esta é de suma importância e deve-se fazê-la adequadamente. Afinal, apesar de perdermos mais água no verão, ela não deve ser esquecida no tempo do inverno.  

Lembro que se faz necessário  ter um bom aquecimento antes de qualquer início de atividade física devido ao músculo ficar mais em repouso. Há que se colocá-lo em movimento, caso contrário o risco de lesão será maior.

Questiono, neste momento, se você está do lado dos que preferem estar embaixo das  cobertas  ou dos que estão sempre em movimento? Afinal, passar a maior parte do tempo sem fazer exercícios físicos, movimentar-se, acaba com o seu condicionamento  e poderão  surgir diversos sintomas que o sedentarismo apresenta. Ressalto que este é considerado uma doença capaz de gerar muitas outras; por isto, proteja-se o ano inteiro. 

Fontes:
¹Mental Health and Physical Activity
²  https://www.educacaofisica.com.br/saude-bem-estar/por-que-treinar-no-inverno/
³ https://idosos.com.br/as-dores-articulares-aumentam-com-o-frio/
Anderson Brito. Profissional de Educação Física.
Especialista em Treinamento Desportivo.
Especialista em Exercício Físico e Reabilitação do Idoso.