Justiça Eleitoral promove campanha para atrair mesários voluntários

O Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR) está promovendo uma campanha para atrair pessoas a se tornarem mesários voluntários para as eleições gerais de 2022. Para que o processo possa acontecer, a Justiça Eleitoral conta com milhares desses voluntários por todo o Brasil.

Essa função, considerada essencial para o andamento do processo eleitoral, não é remunerada, mas que concede alguns benefícios a mesários e mesárias voluntárias – veja a lista abaixo. Os interessados em se voluntariar podem se inscrever pela internet, clicando aqui.

Algumas vantagens e atribuições dos mesários:

VANTAGENS

→ Dispensa do trabalho pelo dobro dos dias de convocação, sem prejuízo de salário, mediante declaração expedida pela Justiça Eleitoral (Lei 9.504/97, art. 98);
→ Auxílio-alimentação para o dia da eleição.
→ Créditos em disciplinas de cursos em instituições de ensino superior, se conveniadas com os tribunais regionais eleitorais.
→ Vantagem de desempate em concursos públicos da Justiça Eleitoral, quando expresso no edital.
→ Vantagem de desempate em outros concursos públicos, se houver previsão em edital.
→ Isenção do pagamento de taxa de inscrição em concursos públicos realizados pelo Poder Público Estadual, de acordo com a lei 19196/2017, dependendo da regulamentação expedida pela instituição promotora do concurso.

ATRIBUIÇÕES

É o mesário que fica na Seção Eleitoral do início ao fim da votação, que recebe o eleitor, colhe e confere sua assinatura no caderno de votação e libera a urna eletrônica para que esse eleitor possa exercer o seu direito e dever de votar. Também é ele que garante o sigilo do voto e a tranquilidade no ambiente de votação, e que zela pela segurança da urna eletrônica durante todo o processo de votação.

O mesário se destaca pela responsabilidade, honestidade, facilidade para lidar com o público e pela vontade de ajudar.