Vacinação contra Covid-19 deve começar no Paraná entre 20 e 31 de janeiro em cerca de 90 mil profissionais de saúde, diz Beto Preto

De acordo com o secretário estadual da Saúde Beto Preto a vacinação contra a Covid-19 no Paraná deve iniciar entre 20 e 31 de janeiro.

O prazo, segundo Beto Preto, foi garantido pelo ministro da Saúde, Eduardo Pazuello.

“Há puma garantia do ministro da Saúde, general Pazuello, que entre 20 e 31 de janeiro teremos vacinas nos estados para começar a vacinação de profissionais trabalhadores de saúde da linha de frente”, disse o secretário.

De acordo com ele, as primeiras doses serão aplicadas nos cerca de 90 mil profissionais que trabalham na linha de frente do atendimento a pacientes com coronavírus.

No total, segundo Preto, o estado tem 272 mil profissionais de saúde.

Beto Preto afirmou que a estratégia para o início da vacinação no estado já está acertada, e que a imunização começará assim que as doses chegarem ao estado, fornecidas pelo governo federal.

Na terça-feira (5), o governador Ratinho Junior afirmou que o Paraná tem 8,9 milhões de seringas e agulhas para iniciar a vacinação.

A declaração foi feita dias após o governo federal suspender a exportação dos materiais.

Na semana passada, um primeiro pregão realizado pelo Ministério da Saúde para aquisição de seringas conseguiu apenas 24% da oferta necessária para iniciar a vacinação no país.

Além dos insumos, o governo estadual afirma que conta com quase 2 mil salas de vacinação prontas para a aplicação do imunizante, além de refrigeradores para conservar e transportar as doses.